Catedral da Escócia com caixão de Elizabeth II é aberta ao público
Corpo foi levado do Palácio de Holyroodhouse até St Gilles, onde permanecerá por 24 horas antes de ser levado para Londres
Os membros do público estão, nesta segunda-feira (12), prestando homenagem à rainha Elizabeth II na Catedral de St Giles, em Edimburgo, onde o caixão com o corpo da monarca ficará exposto até terça-feira (13).
O caixão foi levado do Palácio de Holyroodhouse para a catedral, onde o rei Charles III e outros dignitários participaram de um serviço de ação de graças nesta segunda-feira. O corpo da rainha ficará em repouso no local por 24 horas antes de ser levado para Londres, na Inglaterra.
O caixão permanecerá fechado durante o período.
Cortejo
O caixão da rainha começou sua jornada do Palácio de Holyroodhouse para a Catedral de St. Giles, com o rei Charles III liderando a procissão. Os outros filhos de Elizabeth II – os príncipes Edwards e Andrew e a princesa Anne – acompanharam o rei e a rainha consorte, Camilla.
As ruas de Edimburgo estavam cheias de espectadores que permaneciam em silêncio enquanto o cortejo passava lentamente.
Enquanto a procissão estava em andamento, o príncipe Andrew estava andando em um traje matinal enquanto seus irmãos, o rei Charles III, a princesa Anne e o príncipe Edward usavam uniformes militares.
O príncipe Andrew não é mais um membro da realeza ativo. Em maio de 2020, enquanto enfrentava um processo por abuso sexual nos Estados Unidos, o duque de Iorque renunciou permanentemente de seus títulos militares e instituições de caridade.
No final desta semana, o caixão da rainha chegará a Londres e ficará lá até o funeral, marcado para a próxima segunda-feira (19).
*Com informações da CNN Internacional