CNN Produções Especiais traz a guerra entre EUA e Afeganistão

Programa aborda os desdobramentos da disputa mais longa da história americana

Da CNN, em São Paulo
Foto histórica mostra último militar deixando Cabul
Foto histórica mostra último militar americano deixando Cabul  • Divulgação/Departamento de Defesa dos EUA
Compartilhar matéria

O CNN Produções Especiais apresenta o documentário “A Guerra mais Longa da América: O que Deu Errado no Afeganistão”.

A produção vai ao ar nesta segunda-feira (27), às 22h30min. O documentário aborda um balanço da guerra entre Estados Unidos e Afeganistão.

Após vinte anos dos ataques às Torres Gêmeas, os países encerraram a disputa em 2021, mas as marcas deixadas pelos conflitos são dolorosas e custosas.

A estimativa é de que 6 mil vidas americanas, e pelo menos 100 mil afegãs foram perdidas, entre militares e civis.

Além disso, os custos da guerra foram tão grandes quanto o tempo que durou: mais de 2 trilhões de dólares foram gastos pelos Estados Unidos.

A produção traz depoimentos singulares de soldados, generais, tenentes, capitães e outros envolvidos na manutenção do conflito para tentar responder à questão: valeu a pena?

Eles analisam suas ações e refletem o que fariam de diferente para minimizar os erros. A reportagem especial tem apresentação e narração de Gloria Vanique.

Combatentes do Talibã na capital Cabul, Afeganistão / AP Photo/Khwaja Tawfiq Sediqi
Combatentes do Talibã na capital Cabul, Afeganistão / AP Photo/Khwaja Tawfiq Sediqi

Sobre a CNN Brasil

A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020 produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e ainda em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.

A emissora já conquistou 11 prêmios e em seu elenco figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.