Enviado da CNN a Cabul descreve tensão e mudanças no Afeganistão sob o Talibã

Em episódio especial do podcast, Lourival Sant'Anna narra o clima entre os afegãos e as transformações no país depois da retirada das tropas dos EUA

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

Depois de três dias de espera no vizinho Paquistão, o enviado especial da CNN Brasil a Cabul, Lourival Sant’Anna, obteve o visto para entrar no Afeganistão no último dia 10. Lourival chegou no país no momento de maior tensão política dos últimos 20 anos, com a saída das tropas norte-americanas e a tomada de poder pelo Talibã. A partir do anúncio da formação do novo governo, os talibãs começam a retomar leis ligadas a uma interpretação rigorosa da Sharia, como a segregação entre homens e mulheres em diferentes espaços e punições físicas contra crimes.

No segundo episódio especial do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna descreve a situação direto de Cabul, no Afeganistão, onde passou sete dias observando a consolidação do Talibã no poder e na vida cotidiana do país. Durante sua estadia na capital afegã, o enviado da CNN ouviu vozes importantes e que o ajudam a traçar o clima no país neste momento. Uma entrevista com o diretor do aeroporto em Cabul revela os meandros da relação com os paquistaneses, embora os dois países tenham estreitado os laços desde a ascensão do Talibã. Já as conversas com moradores, de comerciantes a mulheres, mostra que a chegada do novo governo é muito mais complexa entre diferentes classes, gêneros e ascendências afegãs do que o olhar ocidental é capaz de compreender à distância.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant'Anna, novos episódios toda sexta-feira
CNN Mundo, apresentado por Lourival Sant’Anna, tem novos episódios toda sexta-feira / CNN Brasil

* Publicado por Diego Toledo

Mais Recentes da CNN