Com ‘abraços cautelosos’ e reabertura de pubs, Inglaterra deve reduzir lockdown

Após rápida vacinação no país ajudar a reduzir casos e mortes por Covid-19, premiê Boris Johnson dará continuidade ao plano de reabertura da economia do país

Reuters

Ouvir notícia

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, definirá nesta segunda-feira (10) os detalhes da próxima fase de flexibilização do lockdown na Inglaterra. A expectativa é que ele dê luz verde para “abraços cautelosos” e permita que bares e pubs em locais fechados sirvam pints de cerveja aos clientes após meses de medidas rígidas de restrição.

O país está suspendendo gradualmente seu lockdown ao longo de vários meses, de acordo com um plano de quatro etapas divulgado em fevereiro, depois que a rápida vacinação ajudou a reduzir os casos e mortes por Covid-19.

De acordo com a Etapa 3, a partir de 17 de maio, as pessoas poderão se encontrar em ambientes fechados pela primeira vez em meses, desde que em grupos de até seis pessoas ou duas famílias inteiras juntas.

Pubs, cafés e restaurantes poderão receber clientes em ambientes fechados, também pela primeira vez em meses e sujeitos a certas regras. Outros tipos de entretenimento, como cinemas e instalações esportivas, também poderão retomar suas atividades.

Boris Johnson anunciará nova etapa de flexibilização do lockdown na Inglaterra
Com avanço da vacinação, que reduziu casos, internações de mortes, Boris Johnson anunciará nova etapa de flexibilização do lockdown na Inglaterra
Foto: Jessica Taylor – 12.abr.2021/Parlamento do Reino Unido/Divulgação via Reuters

O gabinete de Johnson disse que os dados mais recentes sobre a aplicação de vacinas contra o novo coronavírus, sobre infecções, hospitalizações e mortes, e sobre o risco representado por novas variantes foram levados em consideração na decisão de seguir em frente com a Etapa 3.

“Os dados refletem o que já sabíamos – não vamos deixar esse vírus nos vencer”, disse Johnson, em comunicado.

“O plano continua no caminho certo, nosso programa de vacinação bem-sucedido continua –mais de dois terços dos adultos no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina – e agora podemos começar a reabrir de forma cautelosa, mas irreversível.”

O governo também deve determinar se as regras em torno do distanciamento social com amigos e familiares podem ser amenizadas, sugerindo a ideia de “abraços cautelosos”.

Flexibilização na Inglaterra permitirá volta de bares e pubs em locais fechados
Bares e pubs em espaços abertos foram reabertos na Inglaterra em abril; nova etapa de flexibilização permitirá volta de estabelecimentos em locais fechados
Foto: Hannah Mckay – 12.abr.2021/Reuters

A ministra Nadine Dorries foi questionada pela BBC se as pessoas deveriam se abraçar com cautela. “Não acho que você possa abraçar com cautela, mas o primeiro-ministro fará o anúncio esta tarde”, disse ela.

A reabertura se aplicará apenas à Inglaterra, de forma que os governos semi-autônomos da Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales estabelecerão suas próprias regras.

Dorries, ministra da Saúde Mental, disse que o governo precisa ter cuidado para que a sociedade não reabra muito rapidamente, porque variantes do novo coronavírus estão circulando.

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, a Grã-Bretanha tem o quinto maior número de mortes no mundo causadas pela Covid-19, com 127.605 vítimas. Dois terços dos adultos no Reino Unido receberam a primeira dose da vacina e um terço recebeu as duas doses.

Mais Recentes da CNN