Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com mais de 900 internados por gripe, Porto Rico declara epidemia da doença

    Ao menos 900 hospitalizações e 25.900 casos foram registrados no território norte-americano desde julho

    Carlos Mellado López, secretário de Saúde de Porto Rico: epidemia de gripe foi declarada no território norte-americano
    Carlos Mellado López, secretário de Saúde de Porto Rico: epidemia de gripe foi declarada no território norte-americano Divulgação / Redes sociais

    Amanda Musada CNN

    O Departamento de Saúde de Porto Rico declarou uma epidemia de gripe, com ao menos 900 hospitalizações e 25.900 casos registrados desde o início da temporada de maior incidência da doença, em julho. É a primeira epidemia de gripe no território dos Estados Unidos desde 2016, dizem as autoridades locais.

    Até o último sábado (4), 42 mortes foram confirmadas, segundo Melissa Marzán, epidemiologista do Departamento de Saúde. Outras nove mortes estão sob investigação.

    “A atual temporada de gripe começou acima do limite de alerta”, disse Marzán. Ela acrescentou que houve quase seis vezes mais casos nesta temporada de gripe do que no mesmo período do ano passado.

    Para que uma epidemia seja declarada, diz ela, vários critérios precisam ser atendidos. Uma delas é que o sistema de monitoração de vírus dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA deve atingir um nível elevado — é o caso da gripe em Porto Rico.

    “Este não é o momento de se alarmar, mas de se preparar para ajudar a prevenir o aumento da propagação do vírus”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mellado López, em comunicado. O Departamento de Saúde de Porto Rico também informou que iniciará um programa de vacinação em massa.

    “Já temos experiência no combate à doença. Sabemos que a gripe tem um período em que a transmissão costuma ser elevada. Se fizermos a nossa parte, nos vacinarmos e nos protegermos, deteremos a doença”, disse Mellado López.

    A maioria dos casos de gripe parece ocorrer em crianças e jovens, com mais de 13.600 casos registrados entre recém-nascidos e jovens de 19 anos, segundo o Departamento de Saúde. Mais de 9.600 casos foram registrados entre adultos entre 20 e 59 anos, enquanto os idosos representam cerca de 2.500 casos.

    A temporada de gripe 2022-23 em Porto Rico teve 31.710 casos no total, com 15 mortes e 1.224 hospitalizações, disse o Departamento de Saúde.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original