Coreia do Norte confirma lançamento de míssil balístico a partir de submarino

Mídia estatal norte-coreana afirmou que o teste foi bem-sucedido, um dia após autoridades na Coreia do Sul alertaram um aparente lançamento de armas

Da Reuters

Ouvir notícia

A Coreia do Norte disse que testou um novo míssil balístico de um submarino, informou a mídia estatal na noite nesta feira-feira (19), no horário de Brasília, um dia depois que autoridades na Coreia do Sul e no Japão detectaram um aparente teste de armas.

Os militares da Coreia do Sul relataram na segunda-feira (18) que acreditavam na Coreia do Norte havia disparado um míssil balístico lançado por submarino (SLBM) em sua costa leste, o mais recente em uma série de testes de mísseis norte-coreanos.

O novo modelo do SLBM foi lançado do mesmo submarino envolvido em um teste de 2016 de um SLBM mais antigo, disse a agência de notícias estatal da Coreia do Norte KCNA.

Os analistas observaram que as fotos divulgadas pela KCNA pareciam mostrar um míssil mais fino do que os designs SLBM anteriores da Coreia do Norte, o que significa que, embora possam ter menor alcance, mais mísseis poderiam ser armazenados em um único submarino e potencialmente colocar a Coreia do Norte com armas nucleares mais perto de lançar uma balística operacional submarino de mísseis.

“O novo tipo SLBM, onde muitas tecnologias avançadas de controle de orientação, incluindo mobilidade de flanco e mobilidade de deslizamento são introduzidas, contribuirá enormemente para colocar a tecnologia de defesa do país em um alto nível e para melhorar a capacidade operacional subaquática de nossa marinha”, disse a KCNA.

O líder norte-coreano Kim Jong Un não foi relatado como tendo participado do teste.

O míssil foi lançado do mar nas proximidades de Sinpo, onde a Coreia do Norte mantém submarinos e também equipamentos para testes de disparo de SLBMs, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Mais Recentes da CNN