Corredores humanitários reabrem no sudeste da Ucrânia após um dia de pausa
Número de corredores anunciados a cada dia continua a flutuar, de acordo com as movimentações e negociações com os russos
Corredores de evacuação que ligam Mariupol, Melitopol e Enerhodar com Zaporizhzhia foram acordados na terça-feira (29), de acordo com a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.
Moradores das três cidades devem conseguir chegar a Zaporizhzhia, que permanece em mãos ucranianas e se tornou o principal ponto de trânsito para pessoas que procuram escapar dos combates no sudeste.
Mas a logística em torno de Mariupol continua complicada, com os ônibus incapazes de chegar à cidade sitiada para retirar os moradores. Em vez disso, as pessoas devem seguir seu próprio caminho até Berdyansk, onde podem pegar ônibus para completar a jornada.
Cerca de 75 mil pessoas foram evacuadas de Mariupol para Zaporizhzhia, disse Vereshchuk.
O número de corredores anunciados a cada dia continua a flutuar. Na segunda-feira (28), nenhum foi anunciado depois que a Ucrânia disse que sua inteligência sugeria possíveis “provocações” russas ao longo das rotas.
Outros dias viram até nove rotas de evacuação anunciadas, servindo vilas e cidades no norte do país e no extremo leste, bem como no sudeste.
Nesta terça (29), a Rússia anunciou que diminuirá a ofensiva militar nas regiões de Kiev e Chernihiv, como parte das negociações de paz.