Covid-19 pode proteger Trump na corrida eleitoral, diz pesquisador de Harvard

Em contrapartida, na avaliação do especialista, Biden precisará tomar cuidado com os ataques ao adversário

Da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

O diagnóstico positivo para a Covid-19 do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ter inúmeros reflexos não só na campanha para a reeleição do republicano, mas na corrida eleitoral como um todo.

Para o cientista político e pesquisador da Universidade de Harvard, Hussein Kalout, ainda é muito cedo para mensurar o impacto no processo eleitoral. No entanto, ele acredita que a confirmação do diagnóstico de Covid-19 pode servir para proteger o presidente norte-americano.

“Eu acho que Trump está isolado, fora de combate. Talvez, nesse momento, sirva para protegê-lo porque no último debate ele não foi bem. Ele tentou interditar o debate, justamente para impedir que [Joe] Biden o atacasse naquilo que ele é frágil”, argumentou.

O cientista político também lembrou que o atual presidente dos EUA tem muitas vulnerabilidades, como sua “péssima” gestão para combater a pandemia do novo coronavírus.

Em contrapartida, na avaliação do especialista, Biden precisará tomar cuidado com a maneira como vai abordar o estado de saúde de Trump.

Assista e leia também:

Após tomar hidroxicloroquina para prevenção, Trump é diagnosticado com Covid-19

Campanha de Trump adia todos os eventos após diagnóstico de Covid-19

5 coisas que ainda não sabemos sobre as finanças de Donald Trump

Hussein Kalout, cientista político e pesquisador da Universidade de Harvard em e
Hussein Kalout, cientista político e pesquisador da Universidade de Harvard em entrevista para a CNN (02.out.2020)
Foto: CNN Brasil

“Se Biden atacar e errar a mão, aí sim, acho que poderá se voltar contra ele. Biden atacar demais o Trump, neste momento, pode se voltar para sua própria campanha por não ter mostrado certa compaixão pelo presidente, a despeito de estar certo ou errado”, destacou.

Agora, segundo Kalout, se Trump, que apresenta sintomas leves da doença, piorar, o quadro eleitoral muda.

“O presidente internado gera uma nova abordagem. Isso vai depender também de como os democratas irão se comportar”, afirmou.

Joe Biden, e sua companheira de chapa, Kamala Harris, testaram negativo para o novo coronavírus. Biden anunciou o diagnóstico no Twitter.

 

 

 

 

Covid-19 pode proteger Trump na corrida eleitoral, diz pesquisador de Harvard | CNN Brasil