Criador dos Transformers, Henry Orenstein morre aos 98 anos

Sobrevivente do Holocausto que viveu em cinco campos de concentração, e responsável pela concepção da linha de brinquedos dos robôs morreu por complicações da Covid-19

Henry Orenstein criou a linha de brinquedos Transformers, que também chegou às telas de cinema em uma franquia de filmes de Hollywood.
Henry Orenstein criou a linha de brinquedos Transformers, que também chegou às telas de cinema em uma franquia de filmes de Hollywood. Foto: Jamie McCarthy/WireImage via Getty Images + Prayitno Photography/Flickr

Laura Studleyda CNN

Ouvir notícia

O criador da linha de brinquedos robôs com aparência humana Transformers, Henry Orenstein, morreu na última terça-feira (14) aos 98 anos devido a complicações da Covid-19, disse sua esposa Susie Orenstein à CNN neste sábado (18).

Orenstein morreu no Centro Médico Cooperman Barnabas na cidade de Livingston, New Jersey, nos Estados Unidos, confirmou sua esposa.

Sobrevivente do Holocausto que viveu em cinco campos de concentração na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial, Orenstein foi para os EUA em 1947, onde mais tarde iniciou sua jornada na criação de brinquedos, disse sua esposa.

Orenstein patenteou vários brinquedos na década de 1960, incluindo os carros de brinquedo Johnny Lightning e a Suzy Cute Doll, explicou sua esposa.

“Ele tinha um bom senso para coisas que poderiam ser diferentes”, observou Susie Orenstein. “Tudo o que ele olhava, se pudesse fazer melhor, ele faria. De lâmpadas a brinquedos e pôquer, ele estava sempre tendo ideias.”

Susie Orenstein disse que conheceu Henry em Nova York em 1968, e o casal foi casado por 50 “maravilhosos” anos.

Junto com suas criações de brinquedos, a esposa de Orenstein disse que ele também patenteou a “Hole Card Camera”, uma câmera de vídeo montada sob um pequeno painel de vidro na mesa de pôquer, que permite que a audiência veja as cartas de um jogador, o que revolucionou o modo que o público assiste pôquer na TV.

“Ele passou de brinquedos, carros de corrida, pôquer, ele estava interessado em tantas coisas”, disse ela. “Ele causou uma impressão tão forte em todos, uma pessoa tão interessante. Definitivamente, ele fará falta.”

“Ele estava orgulhoso de tudo o que fazia”, ​​acrescentou Susie Orenstein. “Ele fez tudo bem. Ele realmente amava ajudar as pessoas. Isso é o que ele fez; é isso que ele sentiu que realizou.”

Os personagens da linha de brinquedos Transformers também foram levados às telas de cinema em uma franquia de filmes de Holywood. / Prayitno Photography/FlickrAlém disso, Henry e Susie Orenstein trabalharam para alimentar milhares de pessoas em Israel por meio do Projeto Orenstein, uma organização que presta assistência a crianças, famílias e sobreviventes do Holocausto.

O casal também ajudou a estabelecer um refeitório no bairro do Queens, em Nova York, bem como a construir um prédio de apartamentos na parte baixa de Manhattan com o nome dos pais de Orenstein, para famílias carentes, de acordo com o site do Projeto Orenstein.

“Ele sempre se preocupou com as pessoas e adorava alimentá-las”, disse Susie Orenstein sobre seu marido. “Ele nunca pensou sobre si mesmo.”

Orenstein deixou sua esposa Susie e seu filho Mark Orenstein, a esposa de Mark Julie, a sobrinha Adele Levitt e os sobrinhos Jack, James, Bruce e Leo Orenstein.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN