Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Crianças em Gaza estão sofrendo “danos mentais implacáveis”, alerta instituição

    "As crianças viram tudo", disse um pai à organização Save the Children

    Crianças palestinas carregam panelas enquanto fazem fila para receber comida preparada em uma cozinha de caridade, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza
    Crianças palestinas carregam panelas enquanto fazem fila para receber comida preparada em uma cozinha de caridade, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza 14/12/2023REUTERS/Saleh Salem

    Pauline Lockwoodda CNN

    As crianças em Gaza estão sofrendo “danos mentais implacáveis” após cinco meses de guerra, fome, deslocamentos e anos de bloqueio, de acordo com a organização não-governamental Save the Children, que conversou com serviços de saúde mental e quatro pais na faixa.

    Em um relatório divulgado na terça-feira (12), um pai disse à organização:

    “Eu nem diria que a saúde mental deles se deteriorou – foi destruída. Destruição psicológica completa.”

    Outro disse:

    “As crianças aqui viram tudo. Viram as bombas, as mortes, os corpos – não podemos mais fingir para eles. Agora eles entendem e viram tudo. Agora, meu filho pode até dizer que tipos de explosivos estão caindo – ele pode ouvir a diferença.”

    De acordo com o relatório divulgado pela Save the Children, o colapso dos serviços de saúde e psicológicos em Gaza limita a possibilidade de as crianças receberem o tratamento de que necessitam para se recuperarem.

    O diretor da organização para o território palestino, Jason Lee, disse que há esperança de que os impactos psicológicos da guerra possam ser revertidos com apoio, mas acrescentou que “nada disso é possível sem um cessar-fogo imediato e definitivo, e um acesso seguro e irrestrito à ajuda, para que humanitários possam fornecer o apoio crítico necessário.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original