Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Futuro político de Biden passa por dia decisivo nesta terça (9), dizem democratas

    Presidente passa por reuniões com a Câmara e o Senado para discutir sua candidatura à reeleição

    Presidente dos EUA, Joe Biden
    Presidente dos EUA, Joe Biden 07/07/2024REUTERS/Nathan Howard

    Da CNN

    Tanto os democratas que permaneceram ao lado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quanto os que abandonaram o chefe de Estado após desempenho ruim no Debate da CNN veem esta terça-feira (9) como um dia decisivo para o futuro político do presidente.

    Integrantes do partido dentro do governo Biden e alguns outros próximos à Casa Branca e à campanha disseram à CNN nos últimos dias que as conclusões tiradas na reunião dos democratas na Câmara desta manhã, seguida por uma reunião dos democratas no Senado à tarde, provavelmente selarão o destino do presidente.

    Embora Biden tenha dito que apenas “Deus” poderia levá-lo a abandonar sua campanha, os principais democratas afirmaram à CNN que a decisão cabe, em última análise, à liderança do partido, incluindo o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries.

    Schumer e Jeffries apoiaram publicamente Biden na segunda-feira (8), depois que o presidente lançou convocações de campanha e reuniões do Congresso.

    No entanto, ambos os líderes enfrentarão o ataque de todas as suas respectivas bancadas, que viram o apoio dos membros sênior diminuir, o que vai forçar os Democratas a tomar uma decisão.

    “Não consigo enfatizar o suficiente: os democratas precisam tomar uma decisão e depois seguir em frente”, opinou um integrante do Comitê Nacional Democrata à CNN.

    “Os ataques não vão parar até que a liderança ponha oficialmente fim à incerteza”, explicou.

    Ainda existe um ceticismo significativo de que Biden possa ser substituído na chapa, sem grandes preocupações e burocracia.

    “Sessão de escuta”

    A reunião democrata da Câmara teve quase duas horas de duração, de acordo com pessoas que participaram do encontro.

    O deputado Gregory Meeks, de Nova York, a caracterizou como uma “sessão de escuta”. Cerca de 30 democratas falaram durante a convenção.

    Glenn Ivey, de Maryland, disse à CNN que o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, estava “ouvindo”, acrescentando que “a reunião foi organizada para uma oportunidade de ouvir”.

    Sem consenso, os lados da bancada democrata planejam se reunir ao longo do dia.

    Na reunião, alguns membros trouxeram à tona as sondagens e as preocupações que ouviam dos seus distritos, mas Ivey afirmou que, dado o formato da reunião, o ambiente não chegou a ficar hostil.

    Quando questionada sobre qual era o clima na chamada, Jennifer McClellan, da Virgínia, disse: “Pronto para vencer”.

    Sensação de tristeza e privacidade

    Ao sair da reunião, o deputado Greg Landsman enfatizou a necessidade de privacidade enquanto os democratas da Câmara debatem o futuro da candidatura do presidente Joe Biden.

    “Não posso falar por ninguém na sala, nem o farei, e acho que outros também não farão. Acho que há um compromisso de garantir que essa conversa seja realizada como em família”, destacou.

    Biden pareceu ter dificuldades com sua apresentação em vários pontos durante o início do debate / Austin Steele/CNN

    Landsman também pontuou que Biden precisa “provar que pode” conduzir uma campanha que vencerá Donald Trump, uma mensagem comum entre os democratas que expressaram ceticismo sobre a viabilidade da candidatura.

    Uma outra fonte que participou da reunião do partido nesta manhã disse à CNN que há uma sensação de “tristeza”, após ter sido solicitado a avaliar o estado de espírito da conversa.

    Ele explicou que a tristeza vem de “falar sobre alguém que você ama e que está em óbvio declínio”.

    Biden terá reunião com prefeitos

    Joe Biden também se reunirá com prefeitos democratas em uma reunião virtual na noite desta terça-feira , disse uma fonte familiarizada com a reunião.

    A reunião com a Associação de Prefeitos Democratas deve ocorrer via Zoom. O presidente fará comentários e participará de uma sessão de perguntas e respostas, pontuou a fonte.

    Na segunda-feira, Biden participou de reuniões virtuais semelhantes com a Bancada Negra do Congresso e os principais doadores que fazem parte do Comitê Nacional de Finanças de sua campanha.