Em bilateral entre Brasil e Rússia, guerra na Ucrânia fica de fora

Tema do encontro foi os Brics; mais cedo, chanceler Mauro Vieira participou de reunião para promover fim do conflito por vias diplomáticas

Mariana Janjácomo, da CNN, em Nova York
Reunião bilateral entre Sergei Lavrov, chanceler da Rússia, e Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil
Reunião bilateral entre Sergei Lavrov, chanceler da Rússia, e Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil  • CNN Brasil
Compartilhar matéria

O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira se encontrou com chanceler russo, Sergei Lavrov, na ONU nesta sexta-feira (27).

O tema da reunião foi os Brics e, segundo Vieira, os dois não falaram sobre a guerra na Ucrânia.

O encontro aconteceu às margens da Assembleia Geral, na sede da ONU em Nova York, na tarde desta sexta. Pela manhã, Brasil e China organizaram uma reunião para promover a “Friends for Peace”, iniciativa que busca promover o fim do conflito por vias diplomáticas, não militares.

A ideia de Brasil é China com o evento foi convocar o maior número possível de países para integrar a aliança. Estiveram presentes também representantes das delegações de França, Suíça, Vietnã, Tailândia, México, Etiópia e Colômbia.

Na quinta-feira (26), o chanceler brasileiro se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, para pedir salvo-conduto para os seis opositores venezuelanos que estão asilados na embaixada da Argentina em Caracas, que está sob responsabilidade do Brasil.

Em suas redes sociais, o chanceler venezuelano se limitou a dizer que conversou com Vieira sobre “as relações bilaterais, assim como a geopolítica regional e mundial”.

*com informações de Luciana Taddeo e Débora Bergamasco, da CNN