Enchentes deixam pelo menos 200 mortos em países da Europa; veja imagens

Alemanha e Bélgica estão entre os países mais afetados pelas fortes chuvas na região

Denise Odorissi, da CNN, em Londres

Ouvir notícia

Pelo menos 200 pessoas morreram em enchentes que atingiram a parte ocidental da Europa nesta quinta-feira (15). Equipes de resgate ainda buscam por mais de mil desaparecidos, principalmente na Alemanha, que é um dos países mais atingidos pelo fenômeno climático. 

Na região oeste da Alemanha cidades inteiras foram alagadas. A chuva forte fez os rios transbordarem e a força da água arrastou carros, derrubou árvores e fez casas desabarem. Ferrovias e estradas foram bloqueadas.

As regiões atingidas pelas enchentes ficam perto da fronteira alemã com a Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, países que também foram atingidos por chuvas e enchentes incomuns.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que se trata de uma catástrofe. “As pessoas tiveram que escalar os telhados para se salvar”, afirmou. “Estou de luto pelos que perderam as vidas. Não sabemos ainda quantos, mas serão muitos”, completou.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que estava chocado com a devastação provocada pelas inundações e que o Reino Unido está pronto para ajudar no resgate e na recuperação da região. 

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também afirmou que o bloco está pronto para ajudar os que perderam suas casas.

Mais Recentes da CNN