Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda por que Lula convidou a Indonésia e as repúblicas do Congo para Cúpula da Amazônia

    Países, que possuem três das maiores florestas tropicais do mundo, apresentaram a criação de uma aliança no ano passado

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    A Indonésia, a República Democrática do Congo e a República do Congo foram convidadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da Cúpula da Amazônia, que acontece entre esta terça-feira (8) e a quarta-feira (9), em Belém, no Pará.

    Juntos, os países possuem três das maiores florestas tropicais do mundo: Amazônica, do Congo e a Borneo-Mekong, que passa pela Indonésia.

    VÍDEO – PF mira suspeito de ser maior devastador da Amazônia

    Segundo Lula, “além dos oito países amazônicos, a presença da Indonésia e dos dois Congos [República do Congo e República Democrática do Congo], países com florestas tropicais, é fundamental para uma aliança pelo desenvolvimento sustentável”.

    O presidente da Indonésia, Joko Widodo, confirmou a Lula que enviará um representante ao encontro. Os líderes de ambos países africanos — Denis Sassou Nguesso, da República do Congo, e Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo — também afirmaram que participarão.

    Em novembro do ano passado, os países apresentaram a criação de uma aliança durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que aconteceu no Egito, em que Lula participou como presidente eleito.

    Entre os dias 26 e 28 de outubro próximos está marcado um encontro entre os países em Brazzville, capital da República do Congo.

    VÍDEO – Governo espera forte queda no desmatamento da Amazônia

    Floresta do Congo

    Vista aérea da Floresta do Congo na África Ocidental / Guenterguni/Getty Images

    A Floresta do Congo tem 2,86 milhões de km² e se estende por seis países da África Central: República do Congo, República Democrática do Congo, Camarões, República Centro-Africana, Gabão e Guiné Equatorial.

    Representando 6% da área florestal mundial, o bioma desempenha um papel crucial na estabilidade do clima global, evitando o que seria equivalente a 10 anos de emissões globais de CO².

    Mais de 10 mil espécies de plantas tropicais são encontradas na região. Entre os animais, estão mais de 400 mamíferos, 1.000 espécies de aves e 700 espécies de peixes. Inclusive, também abriga animais ameaçados de extinção, como elefantes-da-floresta e gorilas-das-montanhas.

    Floresta Amazônica

    Vista de casa construída à margem do rio Limoeiro, no norte da Amazônia brasileira, em Limoeiro do Ajuru.
    Vista de casa construída à margem do rio Limoeiro, no norte da Amazônia brasileira, em Limoeiro do Ajuru / Dieh Sacramento/picture alliance via Getty Images

    Com 6,74 milhões de km², a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e se estende por oito países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.

    De acordo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o bioma abriga 73% das espécies de mamíferos e 80% das aves, de um total de mais de 120 mil espécies de animais existentes no Brasil. Entre eles estão o galo-da-serra, o macaco-aranha, a ariranha e o jacaré-açu.

    A maior parte do território amazônico é composto por florestas densas e abertas, mas abriga uma diversidade de outros ecossistemas, como florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos, campinaranas e formações pioneiras, segundo o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF).

    A bacia hidrográfica amazônica é a maior do mundo, com cerca de 6 milhões de km², com 1.110 afluentes, concentrando 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

    Floresta do Bornéu-Mekong

    Vista da floresta tropical na Ilha de Bornéu / Khaichuin Sim/Getty Images

    A Floresta do Bornéu-Mekong é dividida em duas regiões: a ilha de Bornéu e o rio Mekong.

    O rio Mekong é um dos maiores do mundo, e passa por seis países: China, Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.

    A ilha de Bornéu, é a quarta maior do mundo, e está dividida entre Brunei, Malásia e Indonésia. Representando apenas 1% das terras do mundo, detém cerca de 6% da biodiversidade mundial em suas florestas tropicais.

    O bioma tem mais de 15 mil plantas, sendo cerca de 6.000 nativas que são encontradas nos pântanos, manguezais, florestas planas e montanhosas. Entre os animais encontrados estão orangotango-de-bornéu, elefante-pigmeu-de-bornéu, tigres-de-sumatra e rinocerontes-de-sumatra.

    Veja também: Alertas de desmatamento na Amazônia registram queda de 66% em julho