Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Erdogan vê “entendimento” entre Ucrânia e Rússia sobre tópicos da negociação

    Presidente turco afirmou que vai conversar com os presidentes dos dois países nos próximos dias

    Yusuf GezerRadina Gigovada CNN

    O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na sexta-feira (25) que a Ucrânia e a Rússia parecem ter chegado a “um entendimento” em quatro dos seis tópicos de desacordo discutidos durante as negociações.

    Falando a repórteres no caminho de volta de uma cúpula da Otan em Bruxelas, Erdogan também disse que falará com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na sexta-feira, e com o presidente russo, Vladimir Putin, no fim de semana “ou nos primeiros dias da próxima semana”.

    “Existem seis tópicos de negociação entre a Rússia e a Ucrânia, parece haver um entendimento entre eles sobre quatro tópicos”, disse Erdogan.

    “No início, a Ucrânia estava presa a essa questão, mas depois Zelensky começou a expressar que poderia se retirar da OTAN. Outra questão é a aceitação do russo como língua oficial. Zelensky também admitiu isso. O russo é uma língua falada em quase todos os lugares da Ucrânia. Também não há problema neste momento”, disse Erdogan.

    Erdogan também disse que os comentários de Zelensky sobre a necessidade de um referendo sobre compromissos com a Rússia foram um “movimento inteligente”. O ucraniano disse na segunda-feira (21) que quaisquer mudanças constitucionais relacionadas às garantias de segurança no país precisariam ser decididas por meio de um referendo e não apenas por ele.

    Sobre sua próxima ligação com Putin, Erdogan disse que “devemos discutir e avaliar” as reuniões da Otan. “Temos que procurar uma maneira de suavizar esse negócio dizendo ‘faça uma saída honrosa para isso'”, disse Erdogan.

    “Por outro lado, nós, da Turquia, certamente consideramos o uso de armas de destruição em massa um crime contra a humanidade”, acrescentou.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original