EUA enviarão 200 soldados para supervisionar situação em Gaza após acordo
Militares não atuarão no território palestino, mas devem se juntar a soldados de Egito, Catar, Turquia e provavelmente dos Emirados Árabes Unidos
Os Estados Unidos enviarão 200 soldados para uma força-tarefa conjunta para a estabilidade da Faixa de Gaza, disseram fontes a repórteres nesta quinta-feira (9). Entretanto, nenhum militar americano estará no território palestino.
As autoridades, que falaram sob condição de anonimato, afirmaram que os soldados formariam o núcleo de uma força-tarefa que incluiria representantes das Forças Armadas do Egito, Catar, Turquia e provavelmente dos Emirados Árabes Unidos.
Ainda assim, pontuaram que a localização exata onde as tropas americanas ficarão ainda não foi definida.
De toda forma, fariam um centro de controle conjunto e integrariam outras forças de segurança que trabalhariam em Gaza para coordenar com as forças israelenses a fim de evitar confrontos.
"Nenhuma tropa americana está prevista para entrar em Gaza", disse uma das autoridades.
Uma fonte afirmou que os militares estarão sob supervisão do comandante do Comando Central dos EUA, Almirante Brad Cooper, a primeira autoridade a ser revelada.
"Seu papel será supervisionar, observar e garantir que não haja violações ou incursões. Todos estão preocupados com o outro lado", explicouuma autoridade.
Cessar-fogo pode ajudar relação com outros países
As fontes ressaltaram esperar que, uma vez implementado, o acordo de cessar-fogo acalme as tensões na região e crie condições para negociações sobre mais acordos para a normalização da relação entre Israel e os países árabes.
Em seu primeiro mandato, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, intermediou os chamados Acordos de Abraão, para normalização das relações entre Israel e Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Sudão.
As autoridades destacaram que a Arábia Saudita poderia chegar a um entendimento com Israel, assim como Indonésia, Mauritânia, Argélia, Síria e Líbano.
*com informações da Reuters