Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA realizam 5 ataques contra Houthis

    Os ataques Houthi na área do Mar Vermelho têm sido um sinal da propagação dos conflitos no Oriente Médio

    Imagens mostram petroleiro em chamas após ataque de mísseis dos Houthis
    Imagens mostram petroleiro em chamas após ataque de mísseis dos Houthis REUTERS

    Reuters

    Os Estados Unidos realizaram cinco ataques de autodefesa em áreas do Iêmen controladas pela milícia Houthi, apoiada pelo Irã, disse o Comando Central dos EUA neste domingo.

    Os ataques atingiram três mísseis de cruzeiro antinavio móveis, uma embarcação subaquática não tripulada e uma embarcação de superfície não tripulada no sábado.

    O Comando Central disse ter determinado que os mísseis e as embarcações representavam uma ameaça iminente aos navios da Marinha dos EUA e aos navios mercantes na área.

    Os ataques Houthi na área do Mar Vermelho têm sido um sinal da propagação dos conflitos no Oriente Médio, desde que eclodiu a guerra entre Israel e Hamas, após o ataque do grupo militante palestino em 7 de outubro.

    Os Houthis, que controlam as partes mais populosas do Iêmen, dizem que seus ataques são em solidariedade aos palestinos atacados por Israel ataca Gaza.

    Confrontadas com a crescente violência no Mar Vermelho, as principais companhias marítimas abandonaram em grande parte a importante rota comercial em favor de rotas mais longas em torno de África.

    Isso aumentou os custos, alimentando preocupações sobre a inflação global.

    (Reportagem de Jasper Ward e Doina Chiacu)