Exército venezuelano evacua 384 pessoas de mina de ouro ilegal após colapso
Desabamento deixou pelo menos 16 mortos e 16 feridos
As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas da Venezuela (FANB) iniciaram na sexta-feira (23) a evacuação da mina ilegal Bulla Loca, localizada na cidade de La Paragua, no estado de Bolívar, três dias após o desabamento que deixou pelo menos 16 mortos e 16 feridos, informou o comandante estratégico operacional da instituição, Domingo Hernández Lárez.
No primeiro dia, 384 pessoas foram evacuadas, segundo publicação do militar na rede social X.
Lárez afirma que a medida faz parte de esforços do governo para evitar que a “zona desprotegida pelo estado” siga submetida à atividades proibidas, como desmatamento e mineração ilegal.
O desabamento da mina ilegal ocorreu na terça-feira (20) e, até esta sexta-feira, o número de mortos é de pelo menos 16 pessoas e 16 feridos, segundo informações oficiais.
Os corpos de algumas das vítimas foram enterrados na quinta-feira (22), enquanto os esforços de resgate continuavam, informaram as autoridades.
A mina Bulla Loca está localizada numa zona de difícil acesso. Para chegar ao local é necessário atravessar o rio La Paragua, o que pode complicar ainda mais a chegada das equipes de socorro, disse nesta sexta-feira à CNN o jornalista Fritz Sánchez, especialista em meio ambiente.