Explosão em Nova Délhi deixa ao menos dez mortos perto de ponto turístico

Testemunhas dizem que carro explodiu e incêndio atingiu outros veículos que estavam próximos

Esha Mitra e Sana Noor Haq, da CNN Brasil
Local de explosão em Nova Délhi  • 10/11/2025 REUTERS/Stringer
Compartilhar matéria

Ao menos dez pessoas morreram nesta segunda-feira (10) após uma explosão em um carro próximo a um dos principais pontos turísticos da capital da Índia, Nova Délhi. As mortes aconteceram perto do Forte Vermelho, uma fortificação construída no século XVII.

Diversas pessoas ficaram gravemente feridas, disse o doutor Manish Kumar Jha, médico do Hospital Lok Nayak. A causa da explosão ainda é desconhecida, mas autoridades abriram uma investigação.

Aeroportos, estações ferroviárias, prédios governamentais e locais históricos em todo o país foram colocados em alerta máximo, de acordo com a Força Central de Segurança Industrial.

O Forte Vermelho, conhecido na Índia como Lal Qila, é uma fortaleza do século XVII da era Mughal, localizada na cidade antiga e visitada por turistas durante todo o ano.

Antes da explosão, o veículo trafegava lentamente e parou perto de um semáforo por volta das 18h42, no horário local (5h42, horário de Brasília), disse o comissário de polícia de Nova Déli, Satish Golcha, a repórteres.

“Ocorreu uma explosão naquele veículo. Os passageiros do veículo e as pessoas nos veículos próximos foram atingidos”, pontuou Golcha.

A explosão incendiou ao menos seis veículos e três riquixás motorizados, informou a Reuters, citando o vice-chefe do Corpo de Bombeiros de Délhi.

Equipes de emergência chegaram ao local e extinguiram o incêndio – após receberem um chamado às 18h55, horário local (5h55, horário de Brasília), disse Sumit Kumar, um oficial do Corpo de Bombeiros de Délhi, à CNN. Os sobreviventes foram levados para um hospital próximo.

Polícia está investigando por “todos os ângulos”

As autoridades vão analisar as câmeras de vigilância próximas de onde ocorreu explosão, de acordo com o Ministro do Interior indiano, Amit Shah.

“Estamos investigando a explosão sob todos os ângulos. A situação está sendo monitorada regularmente”, acrescentou Golcha, o comissário de polícia de Délhi.

Imagens do local após a explosão mostraram motociclistas e pedestres correndo em direção ao local, onde enormes chamas alaranjadas subiam em para o céu completamente escuro.

Moradores relataram terem ouvido um estrondo alto na vizinhança. “Ouvimos um barulho forte. Nossas janelas tremeram”, relatou um morador, que preferiu não se identificar, à emissora indiana NDTV, segundo a Reuters.

Outro morador viu as chamas de sua casa. “Houve uma explosão forte. Moro perto”, disse Rajdhar Pandey à CNN News-18, afiliada da CNN.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ofereceu suas condolências aos familiares das vítimas. "Que os feridos se recuperem o mais rápido possível", destacou ele em uma publicação no Facebook.

O ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, descreveu a explosão como "dolorosa e perturbadora".

“Rezando pela rápida recuperação dos feridos”, comentou pelo X.