Falha técnica derruba sistema online de registro de eleitores na Virgínia

Problema registrado nesta terça-feira (13), último dia para os cidadãos do estado regularizarem sua situação eleitoral, não tem prazo para solução

Sistema da Justiça eleitoral no estado da Virgínia, nos EUA, apresenta falha nesta terça-feira (13), último dia para regularização da situação eleitoral
Sistema da Justiça eleitoral no estado da Virgínia, nos EUA, apresenta falha nesta terça-feira (13), último dia para regularização da situação eleitoral Foto: Reprodução/Virginia.gov

Pedro Teodoro*, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Uma falha na Justiça eleitoral do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, derrubou o sistema online para registro de eleitores. O problema foi reportado nesta terça-feira (13), último dia para os cidadãos do estado regularizarem sua situação eleitoral.

Até o começo da tarde, usuários que acessaram o portal estadual foram recebidos com a seguinte mensagem: “Devido a uma queda de rede, o Portal do Cidadão está temporariamente indisponível.”

O site é usado para que o eleitor registre suas informações e seu desejo de votar já que nos Estados Unidos o voto não é obrigatório. A página também permite que os cidadãos se inscrevam para votar fora de seu domicílio eleitoral e vejam a localização de seu local de voto pessoalmente.

A porta-voz do departamento eleitoral, Andrea Gaines, disse que o problema foi causado por um cabo de fibra cortado e que a questão está sendo solucionada, mas informou não ter uma estimativa de quando o sistema será restaurado.

Assista e leia tambem:

Eleições nos EUA: Qual é a diferença do voto pelo correio e o voto a distância?
Mais de 7 milhões de americanos já votaram para as eleições até o momento
Colégio Eleitoral é quem escolhe presidente nos EUA; saiba como funciona

A paralisação levou o vice-governador do estado, Justin Fairfax, a pedir uma prorrogação do prazo para os eleitores regularizarem sua situação.

“Estou oficialmente pedindo que o prazo de registro da Virgínia seja estendido além de hoje [terça-feira] devido às interrupções no serviço que afetam a capacidade de os eleitores se registrarem em todo o estado. Trabalharemos com a administração para resolver esse problema e garantir que todos os eleitores tenham acesso ao voto”, disse.

O estado americano da Virgínia está “levemente” inclinado para os democratas, segundo pesquisa da CNN para as eleições americanas de 2020. A votação nacional nos EUA está marcada para o dia 3 de novembro.

(*Sob supervisão de Evelyne Lorenzetti)

Mais Recentes da CNN