Fila para velório da rainha Elizabeth é fechada após atingir capacidade máxima

Dezenas de milhares de pessoas de todas as idades foram prestar homenagem à falecida monarca

Michael Holden e Kylie MacLellan, da Reuters, em Londres
Compartilhar matéria

A fila de quilômetros de visitantes em luto aguardando para ver a rainha Elizabeth II em Londres foi temporariamente fechada, nesta sexta-feira (16), depois de atingir a capacidade máxima, disseram autoridades.

Dezenas de milhares de pessoas de todas as idades e de todas as esferas foram prestar homenagem à falecida monarca, juntando-se a uma fila bem organizada ao longo da margem Sul do Tâmisa e depois sobre o rio até o Westminster Hall do Parlamento.

Mas, no meio da manhã, a fila era grande demais, um testemunho do respeito e afeição do público pela rainha, que morreu na Escócia em 8 de setembro, aos 96 anos, após um reinado de 70 anos.

"A entrada será interrompida por pelo menos 6 horas", disse o departamento de cultura do Reino Unido. "Por favor, não tente entrar na fila até que ela seja reaberta".

O departamento alertou para tempos de espera de até 12 horas. Um total de 750 mil pessoas deve passar pelo caixão da rainha antes de seu funeral de Estado na segunda-feira (19).

O caixão da rainha está no Westminster Hall com soldados e oficiais mantendo vigília em torno dele enquanto as pessoas passam para prestar homenagem após longa espera. Muitos choraram, e muitos saudaram ou inclinaram a cabeça em reverência.

A força policial de Londres disse nesta sexta-feira que o funeral de Estado será a maior operação de segurança já realizada, enquanto primeiros-ministros, presidentes e membros da realeza se reúnem para prestar suas homenagens.

(Reportagem adicional de Alistair Smout)