Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filho de fundador do Hamas critica Lula por comparar Hamas e Israel

    À CNN, Mosab Hasan Houssef destacou que o petista "tem responsabilidades e não pode agir emocionalmente"

    Raquel Landimda CNN

    em São Paulo

    Filho de um dos fundadores do Hamas, Mosab Hasan Houssef, disse em entrevista à CNN que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comete um erro ao comparar Israel e o Hamas.

    “Como você pode fazer essa comparação? Você é o presidente de uma nação de 200 milhões de pessoas, você tem responsabilidades e não pode agir emocionalmente como uma ovelha na rua. Você está em uma posição de liderança”, pontuou.

    Houssef é filho do xeique Hasan Yousen e era o herdeiro político do pai. Depois de passar por uma prisão israelense, tornou-se espião do Shin Bet, a polícia secreta israelense, por 10 anos e era conhecido como o “príncipe verde”. Hoje vive nos Estados Unidos.

    No início de novembro, Lula afirmou que as ações de Israel são tão graves quanto as do Hamas, o que provocou reclamações da comunidade judaica.

    “As soluções de Israel são tão graves quanto foram as do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem critério nenhum. Joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que um terrorista está lá. Não tem explicação”, afirmou Lula na época.

    Interlocutores do presidente ouvidos pela CNN ressaltam que ele não comparou Hamas e Israel, mas o sofrimento dos civis dos dois lados e que suas declarações estão sendo distorcidas politicamente.

    Eles dizem que o objetivo do presidente é a soltura dos reféns israelenses, o fim dos bombardeios e um cessar-fogo.

    Procurado pela CNN, o Planalto não comentou as declarações do filho do fundador do Hamas.