Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filho de Gaddafi concorrerá à Presidência na Líbia, diz autoridade eleitoral

    Apesar de tentar surfar na onda da nostalgia da era governada por seu pai, analistas dizem que Saif al-Islam Gaddafi pode não ser o favorito ao poder

    Saif al-Islam Gaddafi com uma túnica marrom disputará eleição na Líbia
    Saif al-Islam Gaddafi com uma túnica marrom disputará eleição na Líbia Reuters

    Reuters

    Saif al-Islam Gaddafi, filho do ex-líder Muammar Gaddafi, se inscreveu neste domingo (14) como candidato à Presidência da Líbia para as eleições de 24 de dezembro, disse um funcionário da comissão eleitoral.

    As fotos distribuídas nas redes sociais mostraram Gaddafi em uma túnica marrom tradicional e turbante, com barba grisalha e óculos, assinando documentos no centro de registro na cidade de Sebha, no sul do país.

     

    Saif al-Islam Gaddafi é uma das figuras mais proeminentes que deve concorrer à Presidência, de uma lista que também inclui o comandante militar oriental Khalifa Haftar, o primeiro-ministro Abdulhamid al-Dbeibah e a presidente do parlamento Águila Saleh.

    Embora o filho do ex-governante provavelmente jogue com a nostalgia da era anterior ao levante apoiado pela Otan em 2011, que tirou seu pai do poder e deu início a uma década de caos e violência, analistas dizem que ele pode não ser um favorito.

    A era de Muammar Gaddafi ainda é lembrada por muitos líbios como de severa autocracia, enquanto Saif al-Islam e outras figuras do antigo regime estiveram fora do poder por tanto tempo que os analistas acreditam que possa ser difícil mobilizar tanto apoio quanto seus principais rivais.