Forças ucranianas destroem helicópteros russos no aeroporto de Kherson
Ataque da Ucrânia, o maior registrado desde o início da guerra, destruiu também veículos militares da Rússia

Os militares ucranianos destruíram vários helicópteros militares russos no Aeroporto Internacional de Kherson nesta terça-feira (15), mostram novas imagens de satélite do Planet Labs.
Uma grande nuvem de fumaça preta é vista no aeroporto nas fotos divulgadas pela empresa, com vários helicópteros em chamas.
É o ataque mais destrutivo conhecido que os militares ucranianos realizaram contra helicópteros russos durante a guerra, com pelo menos três aeronaves destruídas no aeroporto. Veículos militares vistos perto do aeroporto também foram atingidos.
Outra imagem, tirada por um drone sobrevoando a vila vizinha de Komyshany, também mostra a grande nuvem de fumaça vinda do aeroporto. A CNN geolocalizou e verificou a autenticidade da imagem.
O ataque militar no aeroporto foi captado pelo Fire Information for Resource Management System (Firms) da Nasa, que rastreia grandes incêndios em todo o mundo. De acordo com os dados sensoriais coletados, o ataque militar ocorreu por volta das 13h42 no horário local (8h42 horário de Brasília).
Na segunda-feira (14), imagens de satélite da Maxar Technologies mostraram vários helicópteros militares russos na pista do Aeroporto Internacional de Kherson. Dezenas de veículos militares também foram vistos na área.
