Garrafa com mensagem de 1984 enviada do Japão é encontrada no Havaí

Mais de 37 anos depois, o recipiente foi encontrado por uma menina de 9 anos a cerca de 7 mil quilômetros de distância de onde foi lançado

Escola lançou 450 garrafas em 1984 - a última foi encontrada em 2002.
Escola lançou 450 garrafas em 1984 - a última foi encontrada em 2002. Courtesy Choshi High School

Junko OguraSara Sparyda CNN

Ouvir notícia

Uma garrafa de vidro contendo uma mensagem foi lançada no oceano por estudantes do ensino médio no Japão como parte de um experimento, em 1984. Nesta semana, 37 anos depois, foi encontrada no Havaí (EUA), cerca de 7 mil quilômetros de distância, por uma menina de 9 anos.

A mensagem na garrafa, intitulada “Investigação das correntes oceânicas”, foi escrita pelos alunos e colocada na Corrente Kuroship perto da Ilha Miyajima, no oeste do Japão, como parte de um projeto escolar sobre o tema.

Na garrafa, a carta lacrada, datada de julho de 1984, pedia a quem a encontrasse para devolvê-la à escola, chamada Colégio Choshi.

A criança que encontrou o objeto, chamada Abbie Graham, de 9 anos, de acordo com a mídia local, estava passeando com a família em uma praia perto da cidade de Hilo, no Havaí, quando o descobriu. A garrafa viajou cerca de 7.000 quilômetros.

A escola disse em um comunicado à imprensa que lançou 450 garrafas em 1984 e outras 300 em 1985 como parte de sua pesquisa sobre as correntes oceânicas.

Até agora, 51 foram encontradas e devolvidas. No entanto, acrescentou a escola, esta é a única garrafa encontrada desde 2002.

Outras garrafas do experimento foram parar no estado de Washington, nos Estados Unidos, Canadá, Filipinas e nas Ilhas Marshall, no Pacífico central.

Mayumi Kanda, uma ex-aluna da escola que era membro do clube de ciências em 1984, disse que ficou surpresa que a garrafa tenha reaparecido depois de tanto tempo.

Ela disse que ouvir a notícia “reviveu a memória nostálgica dos meus tempos de colégio”.

O Colégio Choshi disse que seus alunos planejavam escrever para Abbie para agradecê-la por devolvê-lo. Eles disseram que incluirão uma miniatura de Tairyo-bata — um tipo de bandeira de pescador usada para indicar uma boa pesca — com a carta como um presente.

(Texto traduzido e adaptado. Clique aqui para ler o original em inglês).

Mais Recentes da CNN