Guerra de Israel: Brasileiros estão concentrados em quatro pontos da Faixa de Gaza

Governo trata a operação de retirada dos cidadãos com urgência

Gabriela Prado, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

Os 27 brasileiros que querem ser repatriados estão em quatro pontos da Faixa de Gaza, segundo fontes do Itamaraty.

A localização exata não foi informada por questões de segurança.

O governo brasileiro trata a operação de retirada dos cidadãos da Faixa de Gaza com urgência.

Reuniões

A prioridade do governo brasileiro no momento é resolver, em reuniões bilaterais, a comunicação com Egito, Israel e Palestina para tentar uma data e horário para a saída pela fronteira entre Palestina e Egito. A maior parte dos brasileiros que fizeram o pedido é binacional brasileiro-palestino.

De acordo com interlocutores do Itamaraty, a resolução bilateral tende a ser mais rápida do que tentar levar o acordo para a saída para o Conselho de Segurança que tem a presidência do Brasil, por exemplo.

Ônibus

Dois ônibus já foram disponibilizados para o resgate. Um ônibus cedido pela representação brasileira em Ramallah deve levar os brasileiros da Faixa de Gaza até a fronteira com o Egito.

Na etapa seguinte, um segundo ônibus seria disponibilizado pela Embaixada Brasileira em Cairo. De lá, os repatriados poderiam seguir em voos comerciais para o Brasil.

Segundo a apuração da âncora da CNN Raquel Landim, a operação para retirada de brasileiros tem sido dificultada pelo fechamento intermitente da passagem de Rafat no Egito.

Segundo essas fontes, a autorização para a retirada dos brasileiros está sendo negociada por meio de contatos operacionais do escritório brasileiro na Cisjordânia com membros do Hamas.

VÍDEO - Domo de Ferro: Entenda como funciona o sistema de defesa de Israel