Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guerra de Israel: Brasileiros estão concentrados em quatro pontos da Faixa de Gaza

    Governo trata a operação de retirada dos cidadãos com urgência

    Gabriela Pradoda CNN

    Brasília

    Os 27 brasileiros que querem ser repatriados estão em quatro pontos da Faixa de Gaza, segundo fontes do Itamaraty.

    A localização exata não foi informada por questões de segurança.

    O governo brasileiro trata a operação de retirada dos cidadãos da Faixa de Gaza com urgência.

    Reuniões

    A prioridade do governo brasileiro no momento é resolver, em reuniões bilaterais, a comunicação com Egito, Israel e Palestina para tentar uma data e horário para a saída pela fronteira entre Palestina e Egito. A maior parte dos brasileiros que fizeram o pedido é binacional brasileiro-palestino.

    De acordo com interlocutores do Itamaraty, a resolução bilateral tende a ser mais rápida do que tentar levar o acordo para a saída para o Conselho de Segurança que tem a presidência do Brasil, por exemplo.

    Ônibus

    Dois ônibus já foram disponibilizados para o resgate. Um ônibus cedido pela representação brasileira em Ramallah deve levar os brasileiros da Faixa de Gaza até a fronteira com o Egito.

    Na etapa seguinte, um segundo ônibus seria disponibilizado pela Embaixada Brasileira em Cairo. De lá, os repatriados poderiam seguir em voos comerciais para o Brasil.

    Segundo a apuração da âncora da CNN Raquel Landim, a operação para retirada de brasileiros tem sido dificultada pelo fechamento intermitente da passagem de Rafat no Egito.

    Segundo essas fontes, a autorização para a retirada dos brasileiros está sendo negociada por meio de contatos operacionais do escritório brasileiro na Cisjordânia com membros do Hamas.

    VÍDEO – Domo de Ferro: Entenda como funciona o sistema de defesa de Israel