Guerra de Israel: Brasileiros estão concentrados em quatro pontos da Faixa de Gaza
Governo trata a operação de retirada dos cidadãos com urgência
Os 27 brasileiros que querem ser repatriados estão em quatro pontos da Faixa de Gaza, segundo fontes do Itamaraty.
A localização exata não foi informada por questões de segurança.
O governo brasileiro trata a operação de retirada dos cidadãos da Faixa de Gaza com urgência.
Reuniões
A prioridade do governo brasileiro no momento é resolver, em reuniões bilaterais, a comunicação com Egito, Israel e Palestina para tentar uma data e horário para a saída pela fronteira entre Palestina e Egito. A maior parte dos brasileiros que fizeram o pedido é binacional brasileiro-palestino.
De acordo com interlocutores do Itamaraty, a resolução bilateral tende a ser mais rápida do que tentar levar o acordo para a saída para o Conselho de Segurança que tem a presidência do Brasil, por exemplo.
Ônibus
Dois ônibus já foram disponibilizados para o resgate. Um ônibus cedido pela representação brasileira em Ramallah deve levar os brasileiros da Faixa de Gaza até a fronteira com o Egito.
Na etapa seguinte, um segundo ônibus seria disponibilizado pela Embaixada Brasileira em Cairo. De lá, os repatriados poderiam seguir em voos comerciais para o Brasil.
Segundo a apuração da âncora da CNN Raquel Landim, a operação para retirada de brasileiros tem sido dificultada pelo fechamento intermitente da passagem de Rafat no Egito.
Segundo essas fontes, a autorização para a retirada dos brasileiros está sendo negociada por meio de contatos operacionais do escritório brasileiro na Cisjordânia com membros do Hamas.