Hamas reitera que não haverá troca de reféns até que Israel interrompa ataques

Ainda assim, grupo armado disse que está aberto a iniciativas do Catar e do Egito para negociações

Adam Makary e Moaz Abd-Alaziz, da Reuters
Soldados israelenses na Faixa de Gaza  • 18/12/2023 Divulgação via REUTERS
Compartilhar matéria

Osama Hamdan, autoridade do Hamas, reiterou nesta segunda-feira (18) a posição do grupo de que qualquer negociação sobre uma nova troca de reféns está fora de cogitação até que Israel interrompa a guerra na Faixa de Gaza.

"Estamos abertos a iniciativas do Catar e do Egito sobre uma troca de reféns que interrompa a guerra em Gaza", pontuou Hamdan em uma entrevista coletiva em Beirute, capital do Líbano.

Israel discute transição da guerra

Israel fará a transição gradual para a próxima fase da guerra e espera que os palestinos deslocados do norte da Faixa de Gaza retornem às suas casas antes dos cidadãos do sul do território palestino, disse o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, nesta segunda-feira (18).

“Em breve seremos capazes de distinguir entre diferentes áreas de Gaza. Em todas as áreas onde cumprirmos a nossa missão, seremos capazes de fazer a transição gradual para a próxima fase e começar a trabalhar para trazer de volta a população local. Isto pode ser alcançado talvez mais cedo no norte do que no sul”, ponderou o ministro.

Os comentários acontecem no momento em que os Estados Unidos continuam pressionando Israel para que faça a transição para uma campanha mais direcionada na Faixa de Gaza para reduzir as vítimas civis.