Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Helicóptero cai com ex-presidente do Chile Sebastián Piñera

    Piñera morreu no acidente; outras três pessoas ficaram feridas

    Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera
    Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera Reuters

    Tiago Tortellada CNN

    O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu após o helicóptero em que estava a bordo cair no sul do país nesta terça-feira (6). Outras três pessoas ficaram feridas.

    Segundo as autoridades, o acidente aconteceu às 14h57, no horário local, no Lago Ranco. O helicóptero seria de propriedade privada.

    Piñera tem uma casa na região rural onde aconteceu a queda, que usava durante as férias. Ele voltava de um almoço na casa do empresário José Cox.

    A polícia e socorristas foram enviados ao local do acidente. As condições meteorológicas da região eram ruins na hora do acidente, com chuva.

    Até o momento, a identidade dos demais ocupantes não foi confirmada.

    O empresário governou o país duas vezes, entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. Saiba mais sobre o ex-presidente nesta matéria.

    A morte do ex-presidente gerou comoção de líderes e ex-líderes sul-americanos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lamentaram o fato e enviaram condolências à família.

    O ex-chefe de Estado gostava de pilotar, sendo considerado um “excelente piloto” por um especialista em aviação que o conhecia pessoalmente. Autoridades, entretanto, ainda não confirmaram se era ele, de fato, quem conduzia a aeronave.

    Funeral de Estado

    O atual presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou que será feito um funeral de Estado para Piñera.

    A cerimônia deve ser realizada nesta sexta-feira (9). Também foram decretados três dias de luto nacional no Chile “para honrar a memória de quem foi eleito presidente em duas oportunidades”.

    Anteriormente, a ministra do Interior e Segurança Pública chilena, Carola Tohá Morales, destacou que Piñera receberá “todas as honras e reconhecimentos”.

    *com informações da CNN Chile