Holanda proíbe eventos e atrações turísticas até 1º de setembro

Primeiro-ministro anunciou novas medidas nesta terça-feira (21). País teve quase 4 mil mortes por coronavírus.

Da CNN, em São Paulo
Holanda proíbe eventos até 1º de setembro para conter contágios de coronavírus
Holanda proíbe eventos até 1º de setembro para conter contágios de coronavírus  • Foto: Anna Gabriela Costa/ CNN
Compartilhar matéria

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, afirmou nesta terça-feira (21) que escolas holandesas poderão retornar com as aulas a partir de maio. Porém, eventos que reúnam mais de 100 pessoas, como competições esportivas, shows e atrações turísticas, permanecerão proibidos até, pelo menos, 1º de setembro. A medida visa controlar a contaminação de coronavírus no país.

A Holanda já registrou 3.916 mortes causadas pelo vírus, segundo boletim divulgado nesta terça-feira. Além disso, 34.134 pessoas testaram positivo para a doença e há 9.817 internações em hospitais. 

Em nota divulgada pelo governo holandês, informa-se que, apesar do retorno das aulas no próximo mês, as medidas de distanciamento social ainda devem ser mantidas. O governo multará em 400 euros os indivíduos que não respeitarem as regras de manter-se, ao menos, com 1,5 metro de distância uns dos outros. 

Entre as principais atualizações divulgadas nesta terça, estão, além da proibição de eventos, a exigência da permanência do isolamento social. Restaurantes e bares também devem permanecer fechados, bem como museus, teatros e demais espaços públicos. Supermercados e comércios que oferecem itens essenciais, permanecem abertos, desde que seguindo as regras de higiene. 

Na Holanda, os meios de transporte públicos, como trens, ônibus e metrôs continuam funcionando, mas as autoridades recomendam que sejam utilizados somente em caso de extrema necessidade. E que não utilize transporte público caso apresente sintomas de coronavírus.