Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Homem joga objetos contra candidato da direita no Reino Unido

    Alvo era Nigel Farage, político conhecido como líder do Brexit

    Político britânico Nigel Farage dá entrevista coletiva em Londres
    Político britânico Nigel Farage dá entrevista coletiva em Londres 03/06/2024REUTERS/Maja Smiejkowska

    Sarah Youngda Reuters

    em Londres

    Nigel Farage, líder do Partido Reformista de direita do Reino Unido, enfrentou uma segunda tentativa de agressão desde que começou a fazer campanha para a eleição do próximo mês, quando um homem atirou objetos contra ele durante um passeio de ônibus aberto nesta terça-feira (11).

    Farage estava viajando por Barnsley, no norte da Inglaterra, acenando para as multidões do ônibus quando um homem jogou o que pareciam ser grandes pedaços de pedra quebrados nele enquanto passava, imagens nas mídias sociais mostraram. Os objetos não o acertaram e o político saiu ileso.

    A polícia disse que prendeu um homem de 28 anos por suspeita de crimes de ordem pública. Acredita-se que ele tenha atirado objetos de um canteiro de obras.

    Como figura conhecida do euroceticismo e do sentimento anti-imigrante, Farage tem sido uma figura divisória na Grã-Bretanha há décadas, mais conhecido pelo papel de liderança que desempenhou no encorajamento das pessoas a votar no Brexit em 2016. Ele é candidato nas eleições britânicas de 4 de julho.

    “Não serei intimidado ou intimidado por uma violenta multidão de esquerda que odeia nosso país”, disse ele no X.

    Na semana passada, uma mulher de 25 anos foi acusada de agressão por lhe ter atirado uma bebida à cara à queima-roupa quando saía de um pub.

    Farage se tornou o novo líder do Reform na semana passada, aumentando a pressão sobre o Partido Conservador, que está perdendo para o principal partido de oposição, o Partido Trabalhista, nas pesquisas.

    Ele tem sido um espinho no lado dos conservadores, argumentando que eles precisam fazer mais para reduzir a imigração.

    Em 2019, ele foi banhado em um milkshake enquanto fazia campanha para o Partido Brexit, antecessor do Reform.

    No passado, ele fez comentários que seus oponentes classificaram como racistas. Durante a campanha do Brexit, Farage apareceu na frente de um cartaz mostrando linhas de imigrantes sob o slogan “Breaking Point”, enquanto no mês passado ele disse que os muçulmanos não compartilham valores britânicos.

    Ele também provocou regularmente a ira de muitos políticos no Parlamento Europeu durante suas duas décadas como parlamentar lá.