Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Califórnia registra recorde em devastação por incêndios; oito pessoas morrem

    Mais de 890 mil hectares foram atingidos pelo fogo nas últimas semanas

    Incêndios florestais na Califórnia
    Incêndios florestais na Califórnia Foto: Stephen Lam/Reuters

    Henrique Andrade*, da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

    A temporada de incêndios na Califórnia já é a mais destrutiva da história, segundo o Departamento de Proteção contra Incêndios do estado norte-americano.

    Com a atualização dos dados nesta terça-feira (8), mais de 890 mil hectares foram atingidos pelo fogo nas últimas semanas. Além da área impactada, 8 pessoas já morreram e mais de 3.300 estruturas foram destruídas.

    As altas temperaturas registradas nesta época no estado, combinadas com o tempo seco, de baixa umidade e ventos fortes, alastram as queimadas.

    No último mês, o Parque Nacional do Vale da Morte, na divisa entre Califórnia e Nevada, registrou a temperatura de 54,5ºC, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. A marca, ainda considerada preliminar, pode ser a maior detectada em todo o planeta em mais de um século – em julho de 1913, o mesmo parque registrou 56,6ºC.

    Leia também:
    Chá de revelação do gênero de bebê causou incêndio florestal na Califórnia
    224 pessoas são resgatadas de helicóptero em incêndio florestal na Califórnia
    Raro tornado de fogo se forma próximo a incêndio na Califórnia

    A área total atingida pelas chamas neste ano superou os 790 mil hectares destruídos em 2018 e já é a maior desde 1987, quando a série histórica começou a ser registrada.

    Segundo o departamento, mais de 14 mil bombeiros trabalham para conter cerca de 25 grandes queimadas. Só na segunda-feira (7), os agentes foram informados de 49 novos incêndios no estado.

    Entre os grandes focos que ainda são combatidos pelos bombeiros, o departamento destacou o incêndio no condado de Napa, no norte da California, que já atingiu 150 mil hectares e está 93% contido. Uma outra grande queimada no oeste do estado, que já destruiu 160 mil hectares, está 95% contida. Esses incêndios já são dois dos três maiores registrados na história da Califórnia.

    (*Sob supervisão de Giovanna Bronze)

    Mais Recentes da CNN