Índia expressa "profunda preocupação" sobre escalada regional do conflito

Naredra Modi, o premiê indiano, e Masoud Pzeshkian, presidente iraniano, conversaram por telefone no domingo (22)

Da CNN Brasil
Primeiro-ministro da ìndia, Narendra Modi, durante comício público  • DOORDASHAN / Reuters
Compartilhar matéria

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou sua "profunda preocupação" ao presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, sobre a violência crescente no Oriente Médio após os ataques dos EUA, que ameaçaram desestabilizar ainda mais a região, informou o Ministério das Relações Exteriores da Índia no domingo (22).

Durante uma ligação telefônica no domingo entre os dois líderes, Pezeshkian informou Modi "em detalhes" sobre o "conflito em curso entre o Irã e Israel", afirmou a nota do ministério.

Modi transmitiu a Pezeshkian que "a Índia está ao lado da paz e da humanidade", acrescentou a nota.

O líder indiano "enfatizou a necessidade de uma desescalada imediata, diálogo e diplomacia como caminho a seguir" e "reitera o apoio da Índia à restauração precoce da paz, segurança e estabilidade regional", dizia a declaração.

Líderes mundiais reiteraram os apelos por uma resolução diplomática para o combate, depois que a Casa Branca atacou três importantes locais nucleares no Irã e colocou diretamente os EUA no meio da violência regional, que já causou um custo humano brutal.

Israel iniciou os ataques em massa ao Irã em 13 de junho, afirmando que os alvos eram as capacidades nucleares, o que provocou ataques retaliatórios de Teerã.

O ataque dos EUA marcou a primeira vez que Washington utilizou ativos da Força Aérea para atacar instalações iranianas importantes em várias décadas.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original