Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Índia ultrapassa 13 milhões de casos de Covid-19 após recorde de casos diários

    País registrou 131.968 novas infecções em 24 horas nesta sexta (9)

    Esha Mitra, da CNN, em Nova Delhi

    A Índia ultrapassou 13 milhões de casos de Covid-19 nesta sexta-feira (9), tornando-se o terceiro país do mundo a bater o número, depois do Brasil e Estados Unidos.

    O país registrou 131.968 novos casos de Covid-19 em 24 horas, o maior aumento em um único dia desde o início da pandemia, de acordo com uma contagem feita pela CNN com números do Ministério da Saúde da Índia.

    A Índia registrou 1 milhão de casos em apenas 11 dias. O país teve um acréscimo de 1 milhão de casos pela última vez no mesmo período em setembro de 2020, quando o país estava no pico de sua primeira onda.

    A Índia registrou 780 novas mortes na sexta-feira, o maior número de mortes em um dia desde 18 de outubro do ano passado.

    De acordo com o primeiro-ministro Narendra Modi, a Índia está melhor equipada para lidar com a carga de casos durante a segunda onda em comparação com a primeira. O país precisa se concentrar na microcontenção, intensificação dos testes, rastreamento de contato rápido de pacientes positivos e fornecimento de tratamento, disse ele na quinta-feira.

    “Apesar de todos os desafios, temos melhor experiência, recursos e uma vacina. Junto com a participação pública, nossos médicos e equipes de saúde esforçados ajudaram muito a lidar com a situação e ainda estão fazendo isso hoje ”, disse Modi em uma reunião com os ministros-chefes dos estados fazendo um balanço da segunda onda em andamento na quinta-feira (8).

    Falta de vacinas: Estados como Maharashtra, Odisha e Punjab reclamaram da escassez de vacinas e vários distritos em Maharashtra tiveram que suspender as campanhas de vacinação, disse o ministro da saúde do estado na quinta-feira.

    De acordo com um alto funcionário administrativo em Mumbai, mais de 70 centros na cidade disseram não ter vacinas disponíveis. O governo central disse que está fazendo tudo o que pode para ajudar os estados, disse o ministro da Saúde em um comunicado no início desta semana.

    (Texto traduzido, leia o original em inglês)

    Tópicos