Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inteligência ucraniana diz que grãos roubados por russos já estão no exterior

    Governo diz que destino provável é a Síria ou outros países do Oriente Médio

    Tim Listerda CNN

    em Lviv, Ucrânia

    O braço de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano disse que grãos roubados por tropas russas em áreas ocupadas já estão sendo enviados para o exterior.

    A diretoria de inteligência afirmou que uma “parte significativa dos grãos roubados da Ucrânia está em navios de carga seca sob a bandeira russa no Mediterrâneo”.

    “O destino mais provável é a Síria. Os grãos podem ser contrabandeados de lá para outros países do Oriente Médio”, disse.

    A direção também disse que os russos “continuam a exportar alimentos roubados na Ucrânia para o território da Federação Russa e da Crimeia ocupada”.

    Ela disse que em uma das principais áreas produtoras de grãos – ao redor de Polohy, na região de Zaporizhzhia – grãos e sementes de girassol armazenados estão sendo preparados para transporte para a Rússia.

    Uma coluna de caminhões russos deixou a cidade de Enerhodar, que também fica na região de Zaporizhzhia, sob a guarda dos militares russos, afirmou a diretoria. O destino final da coluna era a Crimeia, disse.

    Grãos também estavam sendo roubados na região de Kharkiv, e 1.500 toneladas de grãos foram levadas da vila de Mala Lepetykha na região de Kherson para a Crimeia.

    Na semana passada, o Ministério da Defesa disse que quase meio milhão de toneladas de grãos ucranianos já haviam sido roubados.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original