Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inteligência ucraniana diz que tropas russas são insuficientes para ampla invasão

    Relatório obtido com exclusividade pela CNN mostra que exército da Rússia continua na região de fronteira, mas em nível insuficiente para agressão armada em larga escala

    Matthew Chanceda CNN

    O último relatório de inteligência ucraniano diz que o governo do país acredita que o atual nível de tropas russas na região da fronteira não é suficiente para realizar uma invasão em larga escala.

    “O contingente militar russo perto da fronteira ucraniana é insuficiente para realizar uma agressão armada em larga escala bem-sucedida contra a Ucrânia”, diz o relatório da inteligência obtido pela CNN.

    O número total de forças russas perto da fronteira ucraniana aumentou para mais de 148 mil, incluindo mais de 126 ml tropas terrestres, segundo o relatório. Os números estão de acordo com relatórios recentes dos Estados Unidos sobre a força do exército russo que ameaça a Ucrânia.

    De acordo com a nova avaliação de inteligência ucraniana, compartilhada exclusivamente com a CNN, atualmente existem 87 grupos táticos do batalhão da Rússia em alerta constante ao redor da Ucrânia, 53 a mais do que os grupos que normalmente ficam localizados na região.

    Reconhecendo essa incapacidade, o relatório disse que “a Rússia se concentra em desestabilizar a situação interna da Ucrânia”, inclusive com o uso de ferramentas econômicas e energéticas, além de ataques cibernéticos.

    O relatório de inteligência da Ucrânia também detalhou o que chamou de “ocupação russa rastejante de Belarus”, sugerindo que a Rússia continua a reforçar suas forças aéreas e de mísseis no país, que faz fronteira com a Rússia e a Ucrânia. O relatório disse que Belarus é agora “um teatro de operações” que a Rússia pode “usar para expandir sua agressão no Leste Europeu”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original