Israel e EUA boicotam conferência sobre solução de dois Estados na ONU
Evento é presidido pela Arábia Saudita e a França, que anunciou o reconhecimento do Estado palestino

Israel e Estados Unidos boicotaram a conferência sobre a solução de dois Estados na sede da ONU, em Nova York, nesta segunda-feira (22). A ideia defendida na reunião visa a coexistência pacífica entre um Estado palestino e o Estado israelense.
O evento é presidido pela Arábia Saudita e a França, que anunciou o reconhecimento do Estado palestino durante a conferência.
“Chegou a hora. É por isso que, fiel ao compromisso histórico do meu país com o Oriente Médio, com a paz entre israelenses e palestinos, declaro que hoje a França reconhece o Estado da Palestina”, disse o presidente francês, Emmanuel Macron.
O embaixador israelense na ONU, Danny Danon, classificou a conferência como um “circo”.
Além disso, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que "não haverá um Estado palestino". A declaração foi uma resposta ao reconhecimento do Estado por Reino Unido, Canadá e Austrália no domingo (21).
Também neste dia, Portugal oficializou que reconhece a Palestina.

