Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Joe Biden diz que ataques dos EUA contra Houthis vão continuar

    Estados Unidos realizaram ao menos cinco ataques contra o grupo rebelde do Iêmen

    Presidente dos EUA, Joe Biden
    Presidente dos EUA, Joe Biden 17/09/2023REUTERS/Evelyn Hockstein

    Da CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira (18) que os ataques contra os Houthis no Iêmen continuarão, mesmo se não conseguirem deter a ofensiva do grupo rebelde contra navios no Mar Vermelho.

    “Eles [ataques] estão impedindo os Houthis? Não. Eles vão continuar? Sim”, disse Biden antes de embarcar no Força Aérea Um, avião da Presidência dos EUA, para deixar a Casa Branca.

    Também nesta quinta, os Estados Unidos realizaram o quinto ataque contra os Houthi no Iêmen em uma semana. Segundo o Comando Central americano, o alvo um pequeno número de mísseis antinavio que se preparavam para lançamento.

    EUA reclassificam Houthis como terroristas

    Na quarta-feira (17), os EUA reclassificaram os Houthi como entidade Terrorista Global Especialmente Designada.

    “Estes ataques são um exemplo claro de terrorismo, uma violação do Direito Internacional e uma grande ameaça às vidas e ao comércio global, colocando em risco a prestação de assistência humanitária”, afirmou um alto funcionário do governo americano na terça-feira (16).

    Em seguida, um membro do gabinete político do grupo rebelde afirmou que não irão parar os ataques contra navios ligados a Israel e aos EUA nos mares Vermelho e Arábico.

    “As operações das nossas forças navais nos mares Vermelho e Arábico continuarão a ter como alvo os navios israelenses ligados à entidade inimiga”, disse.

    *com informações da Reuters