Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se reúne com primeira-ministra italiana da direita no G7

    Petista parabenizou chefe de governo da Itália pela organização da cúpula das sete maiores potências mundiais e da União Europeia, na Puglia

    Lula e Giorgia Meloni no G7
    Lula e Giorgia Meloni no G7 Ricardo Stuckert / PR

    Diego Pavãoda CNN

    O presidente Lula se reuniu neste sábado (15) com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, da direita, após o fim das discussões do G7. O evento aconteceu na região da Puglia, na Itália, e reuniu as sete maiores potências mundiais e a União Europeia.

    Lula parabenizou Meloni pela organização do encontro de potências, agradeceu a solidariedade italiana diante das enchentes no Rio Grande do Sul e conversou sobre a visita que o presidente da Itália, Sergio Mattarella, fará ao Brasil em julho deste ano. O chefe de Estado europeu terá encontros com a comunidade italiana.

    Lula também convidou a primeira-ministra a também visitar o Brasil, com um comitiva empresarial, em função da grande presença de empresas e descendentes de italianos. Meloni virá ao Brasil em novembro para a cúpula do G20, grupo que o Brasil preside neste ano.

    Meloni agradeceu a vinda do presidente brasileiro ao G7. Os dois líderes conversaram sobre segurança alimentar, desenvolvimento e transição energética na África, os profundos laços históricos entre Brasil e Itália.

    Lula conversou também sobre a necessidade de uma união global para erradicar a fome de 750 milhões no mundo, sobre forte campanha contra a pobreza, a miséria e a crescente desigualdade. Também conversaram sobre outro tema da presidência do Brasil no G20, a necessidade de uma reforma das instituições da governança global, e um novo papel para as Nações Unidas. A pauta é uma demanda antiga da diplomacia brasileira, principalmente sob o governo Lula.