Manifestantes pró-palestinos farão protesto ao redor da Casa Branca

Serviço Secreto ativou plano de reforço de segurança em preparação para ato que deve acontecer neste sábado (8)

Kanishka Singh, da Reuters, Washington
Compartilhar matéria

Ativistas pró-palestinos, que demandam o fim da guerra em Gaza e do apoio americano a Israel, planejam um protesto ao redor da Casa Branca durante o fim de semana. O plano levou as autoridades a tomarem medidas extras de segurança, incluindo a instalação de cercas na área.

Grupos de defesa e ativistas, como o Conselho de Relações Islâmicas Americanas, disseram nesta sexta-feira (7) que as manifestações estavam planejadas para o sábado, marcando oito meses de guerra de Israel em Gaza. O conflito já matou mais de 36 mil pessoas e causou uma crise humanitária com fome e destruição generalizadas.

Os Estados Unidos, principal aliado de Israel, têm assistido a meses de protestos pró-palestinos que vão desde marchas em Washington e vigílias perto da Casa Branca até o bloqueio de pontes e vias perto de estações de trem e aeroportos em várias cidades, além de acampamentos em universidades.

Pelo menos oito autoridades deixaram o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, alegando oposição à sua política. Os manifestantes também tumultuaram alguns dos eventos da campanha de reeleição de Biden. O presidente está na França para uma visita oficial.

"Em preparação aos eventos deste fim de semana em Washington, que têm o potencial de reunir grandes multidões, medidas adicionais de segurança pública foram colocadas em prática perto do complexo da Casa Branca", disse um porta-voz do Serviço Secreto dos EUA.

Biden e a Casa Branca já disseram anteriormente que apoiam protestos pacíficos, mas não o "caos" e a violência.