Militantes do Talibã disparam tiros na região do aeroporto de Cabul

Cerca de 20 mil pessoas tentam deixar o Afeganistão

Flávia Duarteda CNN

Londres

Ouvir notícia

A situação no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, melhorou nas últimas horas, mas continua crítica. Milhares de pessoas continuam aglomeradas do lado de fora do local tentando entrar. Inclusive, militantes do Talibã dispararam tiros para o alto e agrediram algumas pessoas na tentativa de fazer com que todos organizassem filas nos acessos do aeroporto. 

Uma fonte disse à CNN que atualmente cerca de 18 mil pessoas aguardam dentro do aeroporto para embarcar em um dos voos que deixam o país. Além disso, pelo menos duas mil pessoas se aglomeram em cada um dos três portões que dão acesso ao aeroporto para tentar embarcar.

O Talibã culpa os Estados Unidos pelo caos que acontece. Segundo o grupo, os Estados Unidos tentam esconder a derrota para o Talibã criando esse drama da evacuação.

Já o governo americano falou que está em contato com milhares de cidadãos e que já têm outro plano em vigor para levar de forma segura as pessoas de várias partes de Cabul direto para o aeroporto. 

O motivo da confusão no aeroporto foi que os EUA emitiram visto eletrônico, sem foto, e esses documentos foram compartilhados com pessoas que não teriam direito ao visto.

Mais Recentes da CNN