Militares ucranianos afirmam ter avançado em Bakhmut durante "combates pesados"

Vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, afirmou que as forças estão "prontas para continuar" ações ofensivas contra os russos na região

Mariya Knight, da CNN, Svitlana Vlasova e Maria Kostenko
Um obus autopropulsado ucraniano dispara contra posições russas perto de Bakhmut em 7 de julho.  • Evgeniy Maloletka/AP
Compartilhar matéria

As forças ucranianas obtiveram ganhos ao sul de Bakhmut, na região leste de Donetsk, e mais ao norte, em torno de Kupyansk, afirmaram líderes militares ucranianos no domingo (9).

“No setor de Bakhmut, o inimigo está na defensiva”, disse a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, em um post no Telegram no domingo. “No flanco sul, há um certo avanço de nossas tropas.”

Serhii Cherevatyi, porta-voz do Grupo Oriental das Forças Armadas Ucranianas, disse à CNN por telefone no domingo (9) que a Ucrânia continua a pressionar as forças russas em Bakhmut.

“Em Bakhmut, a iniciativa é de nossas tropas”, disse ela.

Em sua atualização diária de domingo, o Estado-Maior do Exército ucraniano disse que a Rússia está "concentrando seus principais esforços nas direções de Lyman, Bakhmut, Avdiivka e Marinka, e os combates pesados ​​continuam". Houve 27 engajamentos de combate naquela área no último dia, acrescentou.

Enquanto isso, na direção de Kupyansk, na região nordeste de Kharkiv, as tropas ucranianas "conseguiram fazer progressos significativos, expulsando o inimigo de suas posições", disse Yurii Fedorenko, comandante de uma companhia da 92ª Brigada Mecanizada, à televisão ucraniana.

Kupyansk “continua sendo uma prioridade para o inimigo”, disse Fedorenko.

No sul, Maliar disse que a Ucrânia continua sua ofensiva, citando Melitopol e Berdiansk entre as cidades onde estão ocorrendo “batalhas quentes”.

“O processo de consolidação das posições conquistadas continua”, afirmou. “Nossas tropas estão realizando reconhecimento aéreo, limpando minas e lançando fogo de artilharia em alvos inimigos identificados, realizando operações de contrabateria e estão prontos para continuar ações ofensivas.”

O Estado-Maior também disse que a Ucrânia está consolidando posições na mesma área.

“Ao mesmo tempo, as Forças de Defesa da Ucrânia continuam conduzindo operações ofensivas nas direções de Melitopol e Berdiansk, consolidando suas posições e realizando operações de contrabateria”, disse o Estado-Maior.

O Estado-Maior acrescentou que no sul da Ucrânia, em particular nas direções Zaporizhzhia e Kherson, as forças russas estão concentrando seus principais esforços em impedir o avanço das tropas ucranianas.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original