Na Índia, espuma tóxica cobre rio usado para festividades religiosas

Mesmo diante da poluição, devotos hindus entram nas águas e se banham; espuma pode causar problemas respiratórios e de pele

Devido ao esgoto e resíduos industriais despejados no rio Yamuna, ele se tornou um dos rios mais sujos da Índia
Devido ao esgoto e resíduos industriais despejados no rio Yamuna, ele se tornou um dos rios mais sujos da Índia Foto: Getty Images

Rhea MogulEsha Mitrada CNN*

Ouvir notícia

Uma camada de espuma tóxica cobriu partes de um rio sagrado perto da capital da Índia nesta quarta-feira (10) enquanto hindus se reuniam nas margens para celebrar um festival religioso e alguns devotos se banhavam nas águas.

A espuma branca, uma mistura de esgoto e resíduos industriais, formou-se na última semana em trechos do rio Yamuna – um afluente do sagrado rio Ganges – que flui por cerca de 1.376 quilômetros ao sul do Himalaia por vários estados.

A espuma contém altos níveis de amônia e fosfatos, o que pode resultar em problemas respiratórios e de pele, de acordo com especialistas.

A chegada desse tipo de poluição coincidiu com o Chhath Puja, um festival dedicado ao deus sol Lord Surya. No início desta semana, alguns hindus foram vistos atravessando a espuma tóxica para se banhar e orar no rio.

A devota Devotee Gunjan Devi disse nesta terça-feira (9) que não tinha escolha a não ser se banhar nas águas poluídas.

“A água é extremamente suja, mas não temos muitas opções”, disse ela, informou a Reuters. “É um ritual tomar banho em um corpo d’água, então viemos aqui para tomar banho.”

De acordo com o jornal Trust of India, 15 barcos foram enviados pelo governo para remover a espuma, mas os especialistas temem que ela já tenha causado danos significativos.

“O rio no trecho de Delhi é um rio ecologicamente morto”, disse Bhim Singh Rawat, da Rede Sul da Ásia para Represas, Rios e Pessoas (SANDRP). “Não há peixes ou aves de água doce. Isso já acontece há anos.”

Produtores em campo de arroz em Ahmedabad, na Índia. / Foto: Reuters

Rios poluídos da Índia

Por décadas, seções do Yamuna foram afetadas pelo despejo de produtos químicos tóxicos e esgoto não tratado.

Em várias seções, o rio parece escuro e lamacento, enquanto resíduos de plástico revestem suas margens.

O rio é mais poluído nas áreas ao redor de Delhi devido à densa população da cidade e aos altos níveis de lixo.

Apenas 2% do comprimento do rio atravessa a capital, mas Delhi contribui com cerca de 76% da carga total de poluição do rio, de acordo com um comitê de monitoramento do governo.

Rawat, do SANDRP, disse que o rio poluído está afetando as pessoas que vivem em várias cidades, incluindo Faridabad, Noida e Agra. “Milhares de aldeões pegam água de irrigação do rio, eles levam baldes para o rio para se banhar e beber”, disse ele.

Em 2017, uma espuma de aparência semelhante apareceu no Lago Varthur, no sul da cidade de Bangalore.
Fortes rajadas de vento carregaram o coquetel químico espumoso para as estradas.

No mesmo ano, um lago em Bangalore pegou fogo, o que os especialistas acreditam ser devido a vestígios de petróleo na água.

*Com informações da Reuters

(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

Mais Recentes da CNN