Na ONU, Rússia diz que qualquer agressão da Otan terá "resposta decisiva"

Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou não planeja ataque contra o Ocidente

Tom Balmforth e Michelle Nichols, da Reuters
Compartilhar matéria

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a União Europeia no sábado (27) que "qualquer agressão contra meu país será recebida com uma resposta decisiva".

"A Rússia está sendo acusada de quase planejar um ataque à Aliança do Atlântico Norte e aos países da União Europeia. O presidente Putin tem repetidamente desmascarado essas provocações", disse ele também à Assembleia Geral das Nações Unidas.

A tensão entre a Otan e a Rússia aumentou nas últimas semanas depois que drones russos invadiram o espaço aéreo da Polônia.

em um discurso à margem da Assembleia das Nações Unidas na quinta-feira (25), Lavrov acusou a Otan e a União Europeia de usar a Ucrânia para travar uma guerra contra Moscou.

"Outro exemplo claro é a crise na Ucrânia provocada pelo Ocidente, por meio da qual a Otan e a União Europeia já declararam uma guerra real ao meu país e estão diretamente envolvidas nela", disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia.