Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nasa realiza primeira reunião pública sobre estudo de OVNIs antes de relatório

    Painel composto por 16 membros foi formado para examinar avistamentos não confidenciais e outros dados coletados do governo civil e setor comerciais

    Joey RouletteSteve Gormanda Reuters

    Um painel da Nasa formado no ano passado para estudar o que o governo chama de “fenômenos aéreos não identificados”, comumente denominados OVNIs, deve realizar sua primeira reunião pública nesta quarta-feira, antes de um relatório esperado para as próximas semanas.

    O painel de 16 membros, reunindo especialistas de áreas que vão da física à astrobiologia, foi formado em junho passado para examinar avistamentos de OVNIs não confidenciais e outros dados coletados do governo civil e setores comerciais.

    O foco da sessão pública de quatro horas desta quarta-feira “é realizar as deliberações finais antes que a equipe de estudo independente da agência publique um relatório”, disse a Nasa ao anunciar a reunião.

    O painel representa o primeiro inquérito desse tipo conduzido sob os auspícios da agência espacial dos Estados Unidos para um assunto que o governo outrora confiava à alçada exclusiva e secreta de autoridades militares e de segurança nacional.

    O estudo da Nasa é separado de uma investigação recentemente formalizada no Pentágono de fenômenos aéreos não identificados, ou UAPs, documentados nos últimos anos por aviadores militares e analisados ​​por autoridades de defesa e inteligência dos EUA.

    Os esforços paralelos da Nasa e do Pentágono – ambos realizados com alguma aparência de escrutínio público – destacam um ponto de virada para o governo depois de décadas desviando, desmentindo e desacreditando avistamentos de objetos voadores não identificados, ou OVNIs, que datam da década de 1940.

    O termo OVNIs, há muito associado a noções de discos voadores e alienígenas, foi substituído na linguagem do governo por “UAP”.