Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nave da Nasa captura imagem do rosto de um urso em Marte

    Imagem foi filmada em dezembro em uma câmera a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter

    Cratera em formato de urso na superfície de Marte
    Cratera em formato de urso na superfície de Marte NASA/JPL-Caltech/UArizona

    Ashley Stricklandda CNN

    Quando uma nave da Nasa virou sua câmera para a superfície de Marte, foi possível observar o rosto de um urso.

    Uma câmera a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, chamada de High Resolution Imaging Experiment (HiRISE), capturou uma imagem da incomum característica geológica em dezembro.

    Um padrão de fratura circular na superfície marciana molda a cabeça, enquanto duas crateras se assemelham a olhos. Uma estrutura de colapso em forma de V cria a ilusão do nariz de um urso.

    A fratura circular pode ser explicada devido ao assentamento de um depósito no topo de uma cratera de impacto enterrada, que foi preenchida com lava ou lama. A característica semelhante a um nariz é possivelmente uma abertura vulcânica ou uma abertura de lama.

    A Universidade do Arizona, que desenvolveu a câmera com a Ball Aerospace, compartilhou a imagem em 25 de janeiro.

    A foto lembra outro “rosto” celestial vislumbrado por um observatório espacial da Nasa em outubro de 2022, quando o sol parecia sorrir devido a manchas escuras chamadas buracos coronais.

    A câmera HiRISE tem feito imagens de Marte desde 2006, quando o Mars Reconnaissance Orbiter começou a orbitar o planeta vermelho. A câmera foi projetada para capturar imagens detalhadas da superfície marciana, incluindo recursos tão pequenos quanto 3 pés (equivalente a um metro).

    A nave da Nasa orbita Marte a cada 112 minutos, voando de cerca de 255 quilômetros acima do polo sul para 320 quilômetros sobre o polo norte.

    A espaçonave e seu conjunto de instrumentos ajudam os cientistas da Nasa a estudar a atmosfera marciana, o tempo e o clima, e como eles mudam com o tempo, em busca de evidências de água, gelo e terreno complexo.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original