Negociador russo acusa Ucrânia de “recuar” de acordos, diz agência
Na semana passada, Volodymyr Zelensky disse que conversações corriam risco de serem encerradas
Um parlamentar russo que participa das negociações com a Ucrânia disse que as conversas são difíceis e acusou os representantes de Kiev de “recuar” em acordos existentes, informou nesta quinta-feira (5) a agência de notícias Tass.
“Sou um dos quatro negociadores do lado russo. No entanto, é difícil negociar. Os ucranianos chegam a um acordo e depois recuam”, disse o negociador Leonid Slutsky, segundo relato da Tass.
O primeiro encontro entre os dois países aconteceu em 28 de fevereiro, quatro dias após o início da invasão. Sem acordo, outras reuniões foram realizadas e, em 26 de abril, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que as conversas mudaram “drasticamente” após acusações de crimes de guerra na cidade de Bucha.
Na semana passada, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que as negociações de paz com a Rússia correm risco de serem encerradas.
Ainda assim, após intenso debate, houve avanço na retirada de civis da usina de Azovstal, na cidade sitiada de Mariupol. Isso aconteceu após o secretário-geral da ONU, António Guterres, se encontrar tanto com Zelensky quanto com Putin.
A evacuação foi realizada pelas Nações Unidas em conjunto com a Cruz Vermelha, mas ainda há civis ucranianos presos na siderúrgica, de acordo com militares.
*com informações da Reuters