Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nikki Haley vence Trump pela primeira vez nas primárias do Partido Republicano

    Vitória ocorre na véspera do que se espera ser uma semana decisiva na corrida eleitoral dos EUA, e marca Haley como a primeira mulher a vencer as primárias presidenciais do partido

    Gregory Kriegda CNN

    A ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley venceu as primárias presidenciais republicanas em Washington, segundo projeção da CNN, após três dias de votação no único local de votação da capital do partido – um hotel no centro da cidade.

    A vitória de Haley – sua primeira nas primárias – ocorre na véspera do que se espera ser uma semana decisiva nas primárias do Partido Republicano, enquanto ela tenta uma última resistência enquanto a corrida se torna nacional.

    A vitória da candidata, porém, não foi uma grande surpresa. Muitos em Washington acreditavam que o local representava sua melhor, e talvez a única, chance de vencer as primárias.

    “Não é surpreendente que os republicanos mais próximos da disfunção de Washington estejam rejeitando Donald Trump e todo o seu caos”, disse a porta-voz de Haley, Olivia Perez-Cubas, em um comunicado que elogiou a ax-governadora como a primeira mulher a vencer as primárias presidenciais do Partido Republicano.

    O domínio de Trump sobre o Partido Republicano da capital, que conta com cerca de 22 mil eleitores registados, nunca refletiu bem o seu domínio em todo o país.

    Trump venceu as primárias em 2020, sem contestação, mas terminou em terceiro no ciclo de 2016. Haley realizou um evento na sexta-feira (1º) com líderes locais do Partido Republicano, um claro sinal de otimismo.

    A maioria dos republicanos se esquecerá agora de Washington, pelo menos nas próximas eleições gerais. Biden venceu em 2020 com mais de 92% dos votos. A capital nunca apoiou um candidato presidencial republicano. O ponto alto do Partido Republicano ocorreu em 1972, quando Richard Nixon conseguiu pouco mais de 21% durante uma reeleição esmagadora.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original