Norte da China se prepara para tempestade Doksuri e moradores de Pequim são orientados a ficar em casa
Após causar destruição no sul, região norte -- que inclui a segunda maior população do país -- aguarda em alerta as enchentes que devem ser provocadas pelo evento climático

A região norte da China se preparava neste domingo (30) para possíveis inundações causadas pela tempestade Doksuri, que causou destruição nas áreas do sul do país. Por isso, os moradores de Pequim -- cidade com a segunda maior população do país -- foram orientados a não saírem de casa devido às chuvas, que devem atingir volume recorde.
Embora tenha sido rebaixado da categoria de tufão no início do dia, Doksuri é uma das tempestades mais fortes a atingir a China em anos e já forçou centenas de milhares de pessoas a serem deslocadas na província de Fujian, no sul, após as inundações.
O Ministério de Recursos Hídricos da China aumentou os alertas de emergência sobre o potencial de inundações para o segundo nível mais alto em Pequim, Tianjin e na província vizinha de Hebei, acrescentando ainda que vários rios da região devem inundar.
A mídia estatal informou que mais de 20.500 pessoas em Shijiazhuang, capital de Hebei, foram deslocadas devido às preocupações com possíveis inundações. Milhares de pessoas também foram retiradas de locais de risco em Pequim no sábado.
“As autoridades devem monitorar de perto o clima, atualizar as previsões de chuva e dos níveis de água, além de reforçar a consulta, pesquisa e transmissão de informações”, disse o ministério em sua conta no WeChat.
Tufão atinge China após causar 39 mortes nas Filipinas


