Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Supertufão Doksuri chega à China após deixar 39 mortos nas Filipinas

    Fenômeno atingiu a província chinesa de Fujian na manhã desta sexta-feira; são esperados 270 mm de chuvas na região

    Kathleen Magramoda CNN

    Hong Kong

    O tufão Doksuri atingiu a costa sudeste da China nesta sexta-feira (28), disseram agências meteorológicas estatais. A tempestade atingiu partes das Filipinas e matou pelo menos 39 pessoas, incluindo dezenas em um barco superlotado que virou com ventos fortes.

    O tufão atingiu o condado costeiro de Jinjiang, na província chinesa de Fujian, às 9h55, informou o Centro Meteorológico Nacional. A maioria das províncias do sudeste do país pode esperar chuvas fortes durante a maior parte desta sexta-feira, com chuvas projetadas para atingir 270 mm em algumas partes da região.

    Os ventos na época do pouso estavam se aproximando de 175 km/h, segundo o Joint Typhoon Warning Center, mas a interação da tempestade com a terra provavelmente reduziu ligeiramente a velocidade do vento.

     

     

    Taiwan ainda está enfrentando fortes chuvas da tempestade. No entanto, a agência meteorológica da ilha removeu seu alerta de chuva mais forte na manhã desta sexta-feira.

    Doksuri passou pela ilha mais populosa das Filipinas, Luzon, no início da semana. A região norte do arquipélago mais afetado pela forte tempestade.

    Pelo menos 26 pessoas morreram depois que um barco virou na tarde de quinta-feira (27) a poucos metros de chegar à Ilha Talim, a sudeste da capital Manila, disse a guarda costeira.

    A embarcação — que deveria ter capacidade para apenas 42 pessoas — tinha pelo menos 66 pessoas a bordo, segundo a guarda costeira.

    “Definitivamente, vamos registrar uma queixa junto com a PNP (Polícia Nacional das Filipinas) contra o capitão e o operador da lancha”, disse o porta-voz da guarda costeira, contra-almirante Armand Balilo, à CNN Filipinas.

    Outras 13 pessoas morreram em outras partes do país devido ao tufão Doksuri — conhecido como Egay nas Filipinas —, conforme informou o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres nesta sexta-feira.

    A tempestade trouxe inundações para cinco regiões e provocou mais de uma dúzia de deslizamentos de terra induzidos pela chuva, acrescentou a agência.

    Veja mais — China: Mais de 23 mil pessoas saem de casa por passagem de tufão

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original