Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Novo premiê britânico, Rishi Sunak recebe aplausos em sua estreia no Parlamento

    Sunak, buscando encerrar um período de instabilidade política que viu dois primeiros-ministros anteriores deixarem Downing Street em dois meses, adotou um tom confiante ao tentar recuperar seu Partido Conservador

    Novo premiê britânico, Rishi Sunak recebe aplausos em sua estreia no Parlamento
    Novo premiê britânico, Rishi Sunak recebe aplausos em sua estreia no Parlamento Reuters

    William JamesSachin Ravikumarda Reuters

    em Londres

    O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, recebeu aplausos de seus parlamentares e aplausos de comentaristas políticos, nesta quarta-feira (26), em seu embate com a oposição do Partido Trabalhista pela primeira vez desde que se tornou líder.

    Sunak, buscando encerrar um período de instabilidade política que viu dois primeiros-ministros anteriores deixarem Downing Street em dois meses, adotou um tom confiante ao tentar recuperar seu Partido Conservador.

    O homem de 42 anos – que se tornou o primeiro-ministro mais jovem da história britânica moderna quando foi nomeado pelo rei Charles nesta terça-feira – reagiu às alegações do Partido Trabalhista de que planeja cortar drasticamente os gastos públicos para reparar as finanças públicas.

    “Quando os tempos são difíceis neste país, sempre protegerei os mais vulneráveis”, disse Sunak ao apoio vociferante das bancadas conservadoras na Câmara dos Comuns. “Fizemos isso na Covid e faremos isso novamente”, acrescentou.

    Sunak supervisionou um grande aumento nos empréstimos do governo em 2020 para proteger a economia da pandemia de coronavírus e agora enfrenta um grande desafio como primeiro-ministro para fazer a economia lenta da Grã-Bretanha crescer novamente à medida que a crise do custo de vida aumenta.

    Ele tentou se defender dos ataques trabalhistas sobre sua inesperada decisão de renomear uma figura-chave da ala direita do partido como ministra do Interior – uma semana depois que ela foi demitida por uma violação de segurança – e manteve a calma quando os trabalhistas levantaram a questão de estrangeiros ricos pagando poucos impostos.

    Sunak encontrou tempo para uma piada com um legislador conservador, dizendo que estava feliz por ser a única pessoa a enviar uma mensagem para ele na terça-feira dizendo que não queria um cargo no gabinete de ministros.

    Os conservadores viram sua posição nas pesquisas de opinião cair para patamares mínimos em vários anos, enquanto Truss tropeçava em suas seis semanas como primeira-ministra. Sunak descartou convocar uma eleição nacional antecipada, que deve ocorrer até janeiro de 2025.